Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Congresso da Sopa juntou cerca de duas mil pessoas (c/vídeo e fotogaleria)

Cerca de duas mil pessoas num piquenique comunitário. É assim que se pode descrever o ambiente vivido na tarde quente de sábado, 5 de maio, no Mouchão Parque em Tomar. A 25.ª edição do Congresso da Sopa deu a provar mais de 40 variedades de sopa. Não faltou ainda a música e diversão a rodos com os animados Drama e Beiço. Foram servidos ao todo sete mil litros de sopa.

- Publicidade -

Este ano, registou-se ainda a novidade de estarem presentes alguns representantes de Fumeiros Tradicionais da região, que deram a provar gratuitamente os seus enchidos. O vinho dos produtores locais ajudou a compor o estômago de muitos congressistas que aproveitaram o autêntico dia de verão para levar algumas mantas e ali mesmo confraternizar com a família debaixo da sombra de uma das muitas árvores deste jardim.

Este ano, a organização providenciou insufláveis para os mais novos se divertirem enquanto os pais participavam no evento, cuja parte das receitas revertem para o CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar.

- Publicidade -

Congresso da Sopa apresentou mais de quarenta variedades de sopa naquela que foi a sua 25.ª edição Foto: mediotejo.net

Antes do meio-dia e meia, hora a que abriram as portas do evento, já eram longas as filas para entrar, compostas por muitas famílias que decidiram aproveitar este dia de uma maneira diferente. “Viemos de Leiria e já não é a primeira vez que aqui estamos em família. Aproveitamos sempre para dar um passeio por Tomar neste dia depois do Congresso”, disse Manuel Silves, enquanto aguardava a abertura de portas.

A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, disse ao mediotejo.net que esta 25ª edição do Congresso da Sopa trouxe algumas novidades.

“Este ano para comemorar as Bodas de Prata fizemos a edição de um livro que retrata, de algum modo, a história do Congresso, fizemos um postal com alguns dos cartazes disponibilizados ao longos destes 25 anos, contamos com momentos musicais e ainda um showcooking (cozinha ao vivo) pelo nosso patrocinador que é o Pingo doce”, disse.

Para assinalar os 25 anos, as tigelas do Congresso deste ano foram personalizadas sendo que ao evento juntaram-se alguns elementos que integram o “Projecto Escolhas”, que envolve a comunidade de etnia cigana. “O congresso da Sopa teve, desde o seu inicio um cariz especial. Deste modo, as pessoas que frequentam o programa Escolhas fizeram um saco comemorativo e um avental do Congresso da Sopa. É uma forma de inclusão, das pessoas sentirem o seu trabalho valorizado”, explicou a autarca.

Livro comemorativo dos 25 anos esteve em exposição, aguardando data de lançamento Foto: mediotejo.net

Tomar _ Congresso da Sopa 25 anos

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 5 de Maio de 2018

O evento serviu ainda de palco para a divulgação dos eventos “Termo de Payalvo” (25, 26 e 27 de maio em Paialvo) e da Festa dos Tabuleiros, sendo apresentado um primeiro cartaz com as datas do evento onde figura um desenho da artista Engrácia Cardoso.

A Mordomo da Festa dos Tabuleiros, Maria João Morais, disse ao mediotejo.net que, à semelhança de outros anos, aproveita-se o Congresso da Sopa no ano anterior à realização da Festa. “Já está elaborada a Comissão Central, fizemos um primeiro flyer e já estão as datas de saídas de coroas definidas. Vamos começar a festa no Domingo de Páscoa a 21 de abril, seguem-se mais seis saídas de coroas. A festa começa a 29 de junho de 2019 e temos o Cortejo dos Tabuleiros a 7 de julho”, enunciou.

Quanto ao flyer, a Mordomo refere que pode ser o ponto de partida para o cartaz representando os símbolos do Espírito Santo”, disse.

Festa dos Tabuleiros de 2019 foi divulgada durante o Congresso da Sopa Foto: mediotejo.net

 

“Congressistas” interagiram com o grupo musical Drama e Beiço proporcionando momentos de muita diversão Foto: mediotejo.net

Tomar _ Congresso da Sopa / animação Drama e Beiço

Publicado por mediotejo.net em Sábado, 5 de Maio de 2018

Enchidos de Fumeiros da Região participaram no Congresso da Sopa deste ano Foto: mediotejo.net

Outra novidade em relação a Congressos de outros anos consistiu na animação musical que esteve a cargo dos Drama e Beiço que aproveitaram para interagir com os “congressistas”, animando o recinto com músicas tradicionais bem conhecidas como “Eu tenho dois amores” de Marco Paulo. Foram muitos os que dançaram e aplaudiram este grupo que tocou durante grande parte do evento, contribuindo para a sua dinamização.

Junto aos insufláveis encontramos também alguns populares a provarem chouriço ou farinheira, sendo que foi a primeira vez que os Fumeiros participaram neste evento.

Elisabete de Jesus, do Fumeiro Tradicional “Fernando”, disse ao mediotejo.net que foi a primeira vez que foram convidados, sendo que estiveram representados com a Sopa de Rabo de Boi que vendem no Takeaway do Talho e com os enchidos do Fumeiro Tradicional “Fernando”, farinheira com cebola, painho e chourição.

“Estou a gostar, tenho pena que as sopas acabem tão depressa. Devia ser mais tempo. Esta junção das sopas com o fumeiro da região é muito vantajosa”, disse.

Associação de Pais da Escola da Pedreira participo pela primeira vez com a Sopa Santa Teresinha Foto: mediotejo.net

Também a Associação de Pais da Escola das Pedreira participou pela primeira vez no Congresso da Sopa com a sua Sopa Santa Teresinha, a preferida e eleita pelas crianças desta escola, sendo a sopa que comem no seu dia a dia.

“É a sopa que mais gostam. É uma sopa à base de legumes e tem a particularidade de ter ovo cozido”, refere Eduardo Canha, acrescentando que a comida na escola é confecionada com produtos do dia. Trouxeram cerca de 100 litros para o Congresso sendo que o objetivo passou por dar mais visibilidade a esta escola com cerca de 40 alunos.

“O nosso cartão de visita é a comida ser caseira e confecionada com produtos do dia”, explicaram. O Congresso da Sopa terminou cerca das 15h30 mas muitas famílias optaram por continuar no espaço, usufruindo das sombras e convivendo entre si. E comendo sopa, óbviamente, que eram mais de 40 as variedades presentes no evento gastronómico.

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome