Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Concelho dinamiza novo projeto de Educação ambiental e sustentabilidade

O projeto Ambientolix do Município de Tomar foi um dos 13 projetos aprovados, entre 147 submetidos a nível nacional, da candidatura ao Fundo Ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA2020) – Re-Educa: Educar para uma economia circular. A iniciativa pretende despertar para um modo de vida mais sustentável e fomentar hábitos e comportamentos mais amigos do ambiente, e incide fundamentalmente nos alunos do 1º ciclo do concelho, como portadores da mensagem junto da comunidade.

- Publicidade -

A iniciativa trata um objetivo estratégico, visando contribuir para uma cidadania ativa e informada no domínio do desenvolvimento sustentável, incitando à adoção de comportamentos ambientalmente mais conscientes e responsáveis.

Assim, os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico vão receber kits com objetos feitos a partir de materiais reciclados e reutilizáveis. Cada kit é composto por escova de dentes, caneca e lancheira feitos com 50% fibra de bambu e 50% polipropileno, caixa-estojo com borracha, 3 lápis, afiadeira e régua em madeira, um caderno de apontamentos em material reciclado e termo em alumínio, lê-se em informação da autarquia.

- Publicidade -

O projeto também disponibiliza jogos de tabuleiro com pergunta-resposta e desafios que abordam as diferentes temáticas ambientais, tais como água, energia, resíduos, alterações climáticas, biodiversidade, geodiversidade, floresta, entre outros, assim como peças de divulgação (roll-ups e cartazes), equipamento informático para atividades do CISA (Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental de Tomar), filme explicativo e educativo na temática da economia circular e uma plataforma online, termina.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome