Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: CIRE organiza evento de Estátuas Vivas para comprar autocarro adaptado

O CIRE – Centro de Integração e Reabilitação de Tomar, uma instituição que apoia cerca de 800 utentes, dispersos por várias valências, anunciou a realização do “I Encontro de Estátuas Vivas” nos dias 22 e 23 de outubro, entre as 15h e as 18 horas, no edifício do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) na Travessa Jácome Ratton, n.º 12.

- Publicidade -

O evento decorre no  fim-de-semana em que se realiza a tradicional Feira de Santa Iria de Tomar. “Podíamos ter escolhido outro local mas quisemos abrir as portas à nossa comunidade. Se estiver bom tempo o evento faz-se no exterior, se estiver a chover realiza-se portas dentro”, disse José Lagarto, assessor de direcção.

O objetivo principal do evento – da inteira responsabilidade de Graça Martins e José Lagarto –  passa pela angariação de fundos para a aquisição de um autocarro adaptado com, no mínimo 20 a 22 lugares. José Lagarto explicou ao mediotejo.net que a instituição tem atualmente dois autocarros, um deles com capacidade para 19 utentes e outro mais pequeno com 16 anos, sendo que ambos representam bastantes despesas de manutenção. “Neste momento temos cerca de 35 mil euros”, disse.

- Publicidade -

img_9123
Será o primeiro evento de Estátuas Vivas realizado por uma instituição tomarense Foto: mediotejo.net

Em conferência de imprensa dada esta quinta-feira, 29 de setembro, José Lagarto revelou que este autocarro está orçamentado em 75 mil euros e que a instituição já conseguiu angariar mais de metade do valor. “Com esta iniciativa das Estátuas Vivas pretendemos conseguir verba suficiente para, pelo menos, dar uma boa entrada”, referiu.

José Lagarto é também responsável pela página http://estatuasvivas.org onde podem ser encontradas todas as informações sobre o evento que conta com mais de meia centena de patrocinadores. O cartaz do evento foi concebido por alunos de Artes Gráficas da Escola Profissional de Tomar.

img_9119
Conferência de Imprensa realizada esta quinta-feira, 29 de setembro Foto: mediotejo.net

Para este encontro está anunciada a participação 12 estátuas vivas com a presença especial do conhecido António Santos (Staticman). Durante os dois dias a organização promete muita animação,  tasquinhas de comes e bebes entre outras surpresas. Os bilhetes custam 3 euros e podem ser adquiridos em vários locais da cidade, inclusive no CIRE. “As despesas para este evento já estão pagas e vão ser colocados 1000 bilhetes à venda ao público”, referiu José Lagarto, apelando à participação da comunidade neste evento solidário.

Graça Martins, co-mentora desta ideia e sócia efectiva da instituição, referiu que entrou em contacto, através do facebook, com Lena e Doug Selway, atendendo que sabia que participavam em vários eventos de Estátuas Vivas a nível nacional. “Foi, sem qualquer dúvida a pessoa indicada para nos ajudar a tornar possível a actividade”, realçou, agradecendo aos artistas que participam no evento de forma silenciosa. “Ajudem-nos a ajudar”, apelou.

img_9126
José Lagarto, secretário do CIRE, foi um dos impulsionadores do I Encontro de Estátuas Vivas Foto: mediotejo.net

Ivone Neves, secretária de direcção, agradeceu aos parceiros, patrocinadores e anónimos, deste evento, garantindo que todas as verbas angariadas “serão canalizadas exclusivamente” para a aquisição do autocarro adaptado para o transporte dos utentes.

“Devo confessar-vos que quando foi lançada a ideia que a mesma não passava de uma linda miragem pois todos estávamos conscientes das nossas limitações financeiras. Contudo, pouco a pouco, tal miragem tem vindo a ganhar contornos de realidade e com a ajuda de todos acreditamos, muito sinceramente, que iremos conseguir os fundos necessários para a concretização do nosso sonho”, disse.

14102267_1191661550875210_6320318934897518554_n
Lena e Doug Selway participam com frequência em encontros de Estátuas Vivas Foto: mediotejo.net

Ivone Neves, com a voz trémula, prestou uma pequena homenagem “ao colega da direcção”, António Lopes Rodrigues, falecido na passada semana. “A sua passagem para o Além transmitiu-nos ainda mais força anímica para levar por diante esta iniciativa, que ele tanto acarinhava e se tinha empenhado. Até um dia, amigo “, disse emocionada.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome