Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Tomar | CDU reconquista por três votos freguesia de Carregueiros ao PSD

Das 11 freguesias de Tomar, praticamente todas se mantiveram lideradas pelas mesmas forças políticas, à exceção de uma: Carregueiros. A freguesia foi a única a ser reconquistada, desta feita pela CDU, que a tira ao PSD passados 12 anos de governação ininterrupta. O PS governará 5 freguesias, o PSD 4, e os Independentes do Nordeste mantêm a União de Freguesias de Serra e Junceira.

- Publicidade -

O PS continuou com maioria absoluta na Câmara Municipal, contando com reeleição de Anabela Freitas. E apesar de continuar a ganhar cinco das 11 juntas de freguesia e a distribuição ser muito semelhante à de 2017, com reeleição da maioria dos presidentes de junta, foi a eleição de Francisco Santos, pela CDU, na freguesia de Carregueiros, que marcou a novidade nos resultados das freguesias.

Carregueiros, que em 2001 e 2005 era liderada pela CDU, perdeu nas eleições autárquicas de 2009 para o PSD, com o partido a conseguir 65,42% dos votos.

- Publicidade -

O mesmo sucedeu em 2013, onde arrecadaram os social democratas 52,81% dos votos, e em 2017, com o PSD a eleger a atual presidente de junta, Maria José Serra, que conseguiu 56,20% dos votos.

Resultado – Carregueiros, Tomar. Eleições Autárquicas 2021. Fonte: MAI

Porém, 2021 foi o ano da reconquista e da mudança, com a CDU a recuperar esta freguesia à tangente, com uma diferença de três votos para o candidato do PS. Francisco Santos foi eleito com 210 votos (34,77%) sobre José Carlos Godinho (PS) que conseguiu 207 votos (34,27%). O PSD, com a candidata Susana Henriques (PSD), conseguiu 164 votos (27,15%).

Francisco José Godinho Santos, de 53 anos, carteiro de profissão, fica assim na história pode ter conseguido reconquistar uma freguesia aos social democratas, seguindo o mote do seu projeto que é “dar vida à freguesia”.

A equipa candidata pela CDU à Assembleia de Freguesia de Carregueiros. Foto: CDU

Esteve vários anos ligado ao associativismo, tendo sido presidente do Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros.

É atualmente presidente da Assembleia geral e Juiz da Confraria do Divino Espírito Santo de S. Miguel de Carregueiros. Integra o mandato 2017-2021 na Assembleia de Freguesia de Carregueiros pela CDU.

Este capítulo não ficou em branco, e a festa fez-se em Carregueiros este domingo de eleições autárquicas, com o futuro presidente da junta de freguesia a não caber em si de contente, conforme se pode verificar no vídeo partilhado pela candidatura da CDU.

E a equipa já cumpre promessas, logo após a eleição, tendo procedido à remoção dos cartazes e propaganda eleitoral da CDU na freguesia. “Primeira promessa cumprida! Todos os cartazes da CDU da nossa freguesia foram retirados por nós findos os festejos”, pode ler-se numa publicação no Facebook, na página da candidatura à freguesia.

Carregueiros, freguesia cuja criação data de 1530, foi conhecida pelo nome de S. Miguel de Porrais. Em 1928 o seu território ficou mais reduzido com a desanexação de vários lugares para a criação da freguesia da Pedreira. É na paróquia de Carregueiros que se realiza, todos os anos, no Domingo de Pentecostes, e com grande solenidade, a Festa do Espírito Santo, com o tradicional Cortejo dos Tabuleiros. Uma tradição que é promovida pela Irmandade do Divino Espírito Santo da paróquia.

Do seu património, destaca-se o imponente Aqueduto dos Pegões, monumento com mais de 400 anos que servia para abastecer de água o Convento de Cristo. É na freguesia de Carregueiros que nasce este monumento.

RESULTADOS ELEITORAIS

PRESIDENTES DE JUNTA ELEITOS NAS AUTÁRQUICAS DE 2021:

UF São João Batista e Santa Maria dos Olivais  Augusto Barros (PS)
Asseiceira  Carlos Rodrigues (PS)
Sabacheira  António Graça (PS)
Paialvo  Amâncio Ribeiro (PS)
UF Madalena-Beselga Luísa Henriques (PS)
Carregueiros Francisco Santos (CDU)
São Pedro de Tomar António Vicente (PSD)
UF Casais-Alviobeira João Alves (PSD)
UF Além da Ribeira – Pedreira Jorge Graça (PSD)
Serra e Junceira Américo Pereira (Independentes do Nordeste)
Olalhas Rui Lopes (PSD)

Mapa de representação das 11 freguesias do concelho. Foto: CM Tomar

NOTÍCIA RELACIONADA:

Autárquicas | Anabela Freitas (PS) mantém maioria absoluta na reeleição em Tomar

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome