O Bloco de Esquerda realizou no domingo, 17 de setembro, em Tomar um jantar de final de pré-campanha para as Autárquicas que contou com a presença de Catarina Martins, coordenadora nacional do BE. No local estiveram ainda presentes os deputados Pedro Soares, presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente e Ordenamento do Território, e Carlos Matias, deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santarém, a vereadora da Câmara de Torres Novas, Helena Pinto, e Anita, ex-presidente da Câmara de Salvaterra e atual candidata à mesma autarquia.
Entre os mais de 120 presentes contavam-se os cabeças de lista a todos os órgãos autárquicos: Luís Santos (CM), Maria da Luz Lopes (AM), Rui Bugalhão (Junta Urbana), Rosa Silva (São Pedro), Georgina Gonçalves (Sabacheira) e Hugo Duarte (Madalena e Beselga) para além do mandatário Paulo Mendes e outros candidatos.
Durante a sua intervenção, Catarina Martins respondeu ao líder do PSD referindo que os bloquistas querem rever a legislação laboral, assumindo os compromissos eleitorais de precariedade zero nas autarquias e trabalho justo nas empresas contratadas pelo poder local. A coordenadora nacional do BE recordou as palavras de Pedro Passos Coelho quando este dizia que não há dia nenhum em que o BE não queira reverter a legislação laboral. “Pois tem toda a razão e se era uma acusação ao Bloco … Culpados somos! Sim, queremos rever a legislação laboral’’, disse.
A líder do BE assumiu ainda dois compromissos autárquicos: “o compromisso do BE em cada freguesia e em cada concelho é precariedade zero. Cada autarquia pode fazer a sua parte” e ainda o “compromisso de trabalho justo em todas as empresas com que as autarquias façam contratualizações”.
Para Catarina Martins, “uma autarquia não deve poder fazer contratualizações com quem não respeita os direitos de quem trabalha, com quem tem abuso e precariedade”. A líder do BE manifestou ainda solidariedade na luta dos trabalhadores da Prado Karton que teve presente uma delegação no referido jantar.
O mandatário local da candidatura do BE, Paulo Mendes para além de fazer ‘’as honras da casa’’, apresentou a razão de aceitação do cargo e Luís Santos.
O candidato à Câmara de Tomar disse ao mediotejo.net que a presença de Catarina Martins neste jantar comício de pré-arranque da campanha mostra a força que o Bloco tem em Tomar. “Quando sentimos um apoio desta envergadura sentimos também mais gosto. Quero dizer a todos que não tenham medo, no momento de votar, e não se sujeitem a pressões de antigamente”, referiu.