Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Câmara pretende investir milhão e meio de euros em seis mini autocarros elétricos

Num investimento que se prevê superar o milhão e meio de euros, a autarquia tomarense pretende dar um passo no caminho da eficiência energética e ambiental com a aquisição de seis mini autocarros elétricos para a frota dos transportes urbanos.

- Publicidade -

A intenção da autarquia tomarense de avançar com esta aquisição prende-se com o aproveitar de uma “janela temporal de oportunidade”. Em reunião do executivo camarário, a presidente Anabela Freitas (PS) deu conta de que está aberto até ao final do mês de setembro um aviso ao fundo ambiental para aquisição de viaturas elétricas, pelo que a Câmara pretende apresentar candidatura ao mesmo.

Com um investimento de cerca de 1.552.800,00€ acrescido de IVA na aquisição das seis viaturas, com vista a integrarem a frota dos Transportes Urbanos de Tomar (TUT), torna-se necessária a aprovação por parte da Assembleia Municipal de Tomar da assunção de compromissos plurianuais, tendo a Câmara Municipal aprovado por unanimidade, a 30 de agosto, submeter ao respetivo órgão deliberativo o pedido de autorização.

- Publicidade -

Câmara Municipal de Tomar. Foto: mediotejo.net

Só depois da luz verde por parte da Assembleia Municipal é que o Município pode avançar para o processo de candidatura ao aviso do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos, cujo apoio se traduzirá no financiamento “da diferença entre aquilo que custa um autocarro elétrico e um autocarro movido a gasóleo”, conforme explica Anabela Freitas.

PSD “satisfeito” com intenção da autarquia em adquirir viaturas elétricas, alerta para estado de degradação das existentes

“Ficamos satisfeitos pelo facto de a Câmara apostar na aquisição de viaturas novas e mais eficientes em termos ambientais”, reagiu o PSD pela voz do vereador Luís Ramos em reunião do executivo camarário.

Referindo que a atual frota dos Transportes Urbanos de Tomar é “um problema”, o vereador considerou que as atuais viaturas “estão a chegar ao fim da sua vida útil e necessitam de ser substituídos por viaturas energeticamente mais eficientes”.

ÁUDIO | Vereador Luís Ramos (PSD) e a necessidade de renovar frota dos TUT:

“Devido à utilização intensiva, as viaturas encontram-se degradadas, necessitando com frequência de grandes reparações, o que implica elevados períodos de imobilização, conforme é descrito pelo técnico responsável”, acrescentou, lembrando que já por diversas vezes o seu partido alertou o executivo socialista para a falta de viabilidade económica e operacional dos veículos existentes.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome