Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Câmara estreia-se no Orçamento Participativo Jovem

O executivo camarário de Tomar, reunido esta segunda-feira, 29 de agosto, aprovou as normas do Orçamento Participativo Jovem de Tomar 2017. O objectivo, de acordo com a autarquia, passa por “contribuir para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local, garantindo a intervenção destes e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação dos recursos”.

- Publicidade -

É a primeira vez que este processo direcionado para a juventude se desencadeia no município de Tomar.

A proposta foi explicada pelo vereador Hugo Cristóvão (PS), sublinhando que os moldes são os mesmos do orçamento participativo global embora com algumas diferenças, a começar pela idade dos participantes/votantes.

- Publicidade -

“Vamos ter durante o mês de outubro o período de apresentação de propostas, estando limitado a ideias apresentadas por pessoas até aos 30 anos, a idade limite também destinada a quem pode votar nelas”, explicou, acrescentando que serão feitas assembleias participativas pelo menos nas duas escolas secundárias e no Instituto Politécnico de Tomar.

O montante inscrito no orçamento municipal para 2017 contempla projectos até 10 mil euros.

Entre 15 de novembro e 15 de dezembro decorre o período de votação. “À partida serão projectos mais simples do que os do orçamento participativo global pelo que mais fáceis de executar. Deste modo, o mesmo deve ser concretizado durante o ano de 2017”, referiu.

As propostas podem ser remetidas durante o mês de outubro à Câmara através de um suporte electrónico específico, podendo também ser apresentadas oralmente nas assembleias participativas ou por escrito, informou o mesmo vereador.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here