Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Câmara avança para a requalificação da Igreja de São João Baptista

O Município de Tomar vai avançar com a empreitada de recuperação/requalificação da Igreja de São João Baptista, na Praça da República, em Tomar. Foi aprovado o início do procedimento de concurso público, referente à 1ª fase, com um preço-base de 1 milhão e 736 mil euros e um prazo de execução de 365 dias.

- Publicidade -

Há já alguns anos que a Igreja está sinalizada com necessidade premente de obras, havendo inúmeras infiltrações no seu interior, com problemas cuja gravidade vai aumentando progressiva e rapidamente.

Além de ser uma ambição da própria paróquia, esta é considerada uma obra “premente” tendo em conta “os graves problemas e bastantes infiltrações, especialmente nos dias de chuva, que fazem com que chova lá dentro e em zonas da nave central”, indicou Hugo Cristóvão, vice-presidente da autarquia.

- Publicidade -

“Se esta intervenção demorasse muito mais poderia pôr em causa a segurança do edifício”, advertiu o vereador.

O projeto teve pareceres positivos da DGPC, tendo sido solicitado que o projeto fosse dividido em duas fases. A Direção-Geral do Tesouro e Finanças autorizou a entrada em obras, tal como já havia ocorrido com a Sinagoga de Tomar, uma vez que se trata de um monumento nacional.

A obra será financiada a 85% por fundos comunitários, e a autarquia espera que a componente nacional possa ser comparticipada pela DGTF. “Se não forem as autarquias a fazerem investimento no património do Estado, as coisas a acabam por cair”, disse a autarca Anabela Freitas (PS) durante a discussão do ponto, em reunião de executivo camarário.

Na mesma sessão, o PSD, na pessoa do vereador José Delgado, transmitiu que esta obra deverá ser devidamente fiscalizada com “corpo técnico qualificado”, dada a importância e especificidade da obra que envolve intervenções de conservação e restauro e o vasto projeto.

A Igreja de São João Baptista de Tomar “remonta ao tempo do Infante D. Henrique, tendo sido reconstruída e ampliada no início do século XVI”, pode ler-se no portal da DGPC.

Segundo a mesma informação “foi restaurada pela primeira vez em 1875, embora oito anos depois desta data se reclamassem novas obras no templo, nomeadamente o restauro do portal e do púlpito. Ao longo do século XX, a matriz foi sendo objeto de sucessivas obras de beneficiação de estruturas, limpeza e restauro do programa decorativo”, termina.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Gastar dinheiros em propriedades duma igreja ofende os que não professam a religião e os que não professam nenhuma.
    QUE SEJAM OS CRENTES A SUSTENTAR AS SUAS IGREJAS!
    Para orar, falar e regar ao divino não são precisos sumptuosos e luxosos palácios.
    Os dinheiros públicos indevidamente gastos em propriedades das igrejas são muito mais úteis nas escolas e na saúde!
    A Constituição da República Portuguesa determina a separação das igrejas do Estado!

  2. Mundo Cão!
    A Igreja Católica promove mais construções de templos do que o Estado faz escolas, e não só não gasta dinheiro nas construções como também nada gasta na manutenção.
    A Igreja Católica nada produz e tudo parasita e os chefões vivem no fausto e no luxo servidos por exército de servas nas 24 horas do dia mais a oito da noite sem horario e sem salário e quando franquejam ou adoecem são substituídas por novas e robustas unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome