Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Bons Sons para toda a família, mais pequenos incluídos

O festival Bons Sons está quase de volta e não se faz só de nomes como Dead Combo, Lena d’Água, Linda Martini, PAUS, Primeira Dama, Salvador Sobral, Sara Tavares ou Slow J. Gente de todas as idades está convidada a viver a aldeia de Cem Soldos e os mais pequenos têm um conjunto de atividades à sua espera entre os dias 9 e 12 de agosto.

- Publicidade -

Os mais de 40 de concertos distribuídos por oito palcos são apenas alguns dos motivos que foram pensados para levar os visitantes a rumarem até à localidade tomarense. Existem também as atividades organizadas a pensar nos mais pequenos, especialmente durante o período da manhã, como os momentos ludopedagógicos diários no Armazém, às 10h00 e às 11h00, onde as crianças, acompanhadas pelos pais, podem dar início aos primeiros toques na música.

Esta iniciativa é desenvolvida em colaboração com as escolas de música da Associação Canto Firme e da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Aqui também se realiza, às 16h00, a “Oficina Criaturas do Bestiário Português”, uma oficina de expressão plástica sobre as criaturas do Bestiário Tradicional Português. As personagens têm igual destaque no Quintal do Poço em quatro peças de teatro com o cenário do planeta demasiado poluído, que nem os monstros pode acolher. As sessões estão marcadas para as 11h00, 15h00, 18h00 e 21h00.

- Publicidade -

O tempo em família pode ser aproveitado, entre as 11h00 e as 20h00, tanto nos “Jogos do Hélder”, um circuito de jogos simples distribuídos pelas ruas da aldeia, como com o Burro Mirandês. Esta espécie ameaçada estará disponível para proporcionar passeios, tanto aos mais novos como aos mais velhos, tento os visitantes também a oportunidade de aprender mais sobre estes animais nas “Aulas do Burro”.

Atividades Bons Sons. Foto: José Bandos

À semelhança dos anos anteriores, o Bons Sons tem disponível o Espaço Criança para apoiar as famílias e que conta com diversas atividades diárias, tais como jogos, ginástica e trabalhos manuais. Existe também uma zona de fraldário à disposição dos pais, tal como um serviço de babysitting e de aluguer de auriculares infantis.

As ruas da aldeia voltam a receber a Feira de Marroquinarias e Artesanato com artigos de artesãos e alfarrabistas nacionais, das 11h00 até às 22h00, e como se não bastasse tudo isto, o Bons Sons deste ano tem mais um palco, o “Palco Pra Bandas Imaginárias”, na sede do Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS).

Neste espaço, entre as 11h00 e as 20h00, estão em exposição conjuntos de textos de Johnny Almeida e ilustrações de Cat Serafim, ambos sobre música. Estes materiais servem também de mote para duas oficinas, uma de escrita e outra de ilustração, em que os participantes têm como objetivo construir as suas próprias bandas imaginárias.

Outra novidade da edição de 2018 é o aumento da zona de restauração, tal como da área do parque de campismo que oferece a alternativa das famílias viverem a aldeia durante os quatro dias sem se preocupar com a tenda pois existem algumas à disposição, previamente montadas e com tamanhos adequados ao número de ocupantes.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome