Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | “Biblioteca-se” sobre Utopias & Distopias

“Utopias & Distopias: leituras das de ontem e de hoje”, é este o mote de mais uma edição do Bibliotecando em Tomar. O encontro realiza-se na Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca este sábado, dia 6, segunda data do programa que tem início na sexta-feira no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.

- Publicidade -

Miguel Real e Ana Paula Arnault, David Justino e Alexandre Quintanilha, José Pacheco Pereira e Ricardo Pais Mamede e Guilherme d’Oliveira Martins e João Costa são as duplas de oradores que abordam a temática no Médio Tejo nos quatro painéis ao longo do dia. A primeira intervenção da manhã, coordenada por José Carlos Vasconcelos, incide na “Utopia na Literatura Contemporânea” (9h30) e Anabela Freitas modera o painel que foca a “Utopia e Educação” (11h10).

O evento continua depois de um almoço no Congresso da Sopa (Parque do Mouchão), destacando “Utopia, Economia & Sociedade” com a orientação de António Perez Metello e a última reflexão da tarde é sobre “Utopias e Distopias”. Para os momentos finais fica reservada a assinatura do Protocolo entre o Instituto Politécnico de Tomar e o Centro Nacional de Cultura.

- Publicidade -

A Sessão de Encerramento conta com a presença de Guilherme d’Oliveira Martins (Presidente da Comissão de Honra), Anabela Freitas (Presidente da Câmara Municipal de Tomar), Agripina Carriço Vieira (Centro de Formação “Os Templários”), António Godinho (Agrupamento de Escolas Templários), Célio Gonçalo Marques (Instituto Politécnico de Tomar), Graça Barão (Rede de Bibliotecas Escolares), Sónia Bastos (Município de Tomar) e Teresa Tamen (Centro Nacional de Cultura).

As presenças confirmadas no primeiro dia do encontro, cujo livro pode ser consultado aqui, são André Martins, Eduardo Paz Ferreira, Elvira Fortunato, Fátima Vieira, Guilherme d’Oliveira Martins, João Caraça, Joaquim Alves da Silva, Jorge Leitão Ramos, Maria Flor Pedroso, Margarida Gil,  Paulo Dentinho, Pedro Gadanho, Rui Zink e Susana Ventura.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome