Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Biblioteca Municipal homenageou Cartaxo da Fonseca

No âmbito das comemorações dos 18 anos do atual edifício, a Biblioteca Municipal de Tomar prestou uma homenagem a António Cartaxo da Fonseca, seu patrono, que doou àquele espaço cultural mais de 50 mil livros.

- Publicidade -

A cerimónia, que se realizou na passada segunda-feira, dia 16, contou com a presença de Manuela Fonseca, sobrinha do patrono.

António Cartaxo da Fonseca nasceu em Tomar a 14 de agosto de 1910, tendo falecido a 2 de fevereiro de 1994.
Dos mais de 50 mil livros que pacientemente foi juntando durante

- Publicidade -

António Cartaxo da Fonseca doou mais de 50 mil livros à Biblioteca Municipal de Tomar
António Cartaxo da Fonseca doou mais de 50 mil livros à Biblioteca Municipal de Tomar

a vida, e entre os quais se encontra o que de melhor se foi publicando em Portugal por essa época, fez oferta à Biblioteca de Tomar, contribuindo assim para um dos espólios mais ricos entre as suas congéneres.
Durante a cerimónia de homenagem a Cartaxo da Fonseca, foram descerradas duas faixas, uma com a reprodução de uma fotografia do benemérito e outra com excertos das conversas que teve com Fernando de Araújo Ferreira acerca da intenção de doar os livros à Biblioteca.
O dia em que a Biblioteca Municipal de Tomar assinalou os 18 anos em edifício de raiz foi ainda marcado por diversas iniciativas, como a recriação de quadros vivos da literatura portuguesa por elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira, bem como pela participação de alunos da Escola Profissional de Tomar, que confecionaram ao vivo um dos bolos do aniversário.
Nesse mesmo dia, realizou-se mais uma das sessões de contos para crianças com convidados especiais, que contou com a

A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, durante a sessão de contos para crianças na Biblioteca
A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, durante a sessão de contos para crianças na Biblioteca

presença, entre outros, d a presidente da Câmara, Anabela Freitas, o mordomo da Festa dos Tabuleiros, João Victal e a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, que demonstraram também saber vestir a pele de contadores de histórias.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome