Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Biblioteca Municipal celebra 24 anos até sábado com atividades para todos

A Biblioteca Municipal de Tomar António Cartaxo da Fonseca comemora o seu 24º aniversário até sábado, dia 20 novembro, com uma programação especial. Na segunda-feira cantaram-se os parabéns com direito a bolo produzido pela Escola Profissional de Tomar, momento musical pela SF Gualdim Pais com uma peça para clarinete de Donizetti e com abertura da exposição de fotografia de Carolinaii, com abordagem à problemática do ambiente e da solidariedade. No dia 19, sexta-feira, será dia de oferta de livros no Mercado Municipal para marcar a efeméride.

- Publicidade -

A vereadora da CM Tomar Filipa Fernandes esteve presente no arranque do programa de aniversário da biblioteca e salientou “a importância do trabalho em rede, desde logo entre a biblioteca municipal e as escolares, mas também entre instituições, uma vez que para além das já referidas, também a Escola Profissional de Tomar ofereceu o bolo de aniversário e outros acepipes”.

Entre a programação surgem sessões de contos, oficinas, oferta de livros e espetáculos culturais, bem como exposições. Caso das sessões de lendas, trava-línguas e contos tradicionais “Pico Pico Saranico”, que decorrem pelas 14h30 até dia 19.

- Publicidade -

Foto: CMT

A 18 e 19 de novembro, pelas 11h00 e pelas 14h30, decorrerá uma Oficina de restauro e conservação de documentos, “Livros com Vida”, dinamizada por Helena Gonçalves.

No dia 19, será dia de Mercado Municipal, e desta feita serão ofertados livros aos clientes que por ali se estiverem a aviar. Será também feita abordagem ao livro “A vida secreta das árvores”.

Para o último dia, a 20 de novembro, sábado, haverá espetáculo de teatro Nióbio, pelo grupo Ultimacto de Cem Soldos, com entrada livre.

A programação conta com diversas atividades, nomeadamente uma nova exposição patente no átrio da Biblioteca. Foto: CMT

Recorde-se que foi em 1997 que a Biblioteca se mudou para o edifício que ocupa atualmente, tendo assumido o nome do seu patrono, António Cartaxo da Fonseca, responsável pela oferta de mais de 60 mil livros.

A sua história começou noutro edifício do centro histórico, sendo que em 1963 a Câmara Municipal aprovou o projeto de reconstrução da Casa Quinhentista [atual Casa Manuel Guimarães, que é sede da Assembleia Municipal tomarense] e a sua adaptação a Biblioteca Municipal, tendo contado com o trabalho de Manuel da Silva Guimarães na organização do espaço e dos fundos bibliográficos.

Os fundos contaram com doações valiosas de António Cartaxo da Fonseca, que dá o nome à Biblioteca Municipal, mas entre os beneméritos surgem Vieira Guimarães, Augusto Tamagnini, Fernando (Nini) Ferreira, Fernando Lopes-Graça e José-Augusto França. Também Manoel de Matos é indicado na listagem, como tendo oferecido uma coleção de moedas, tapeçarias e mobiliário para o edifício da Rua Silva Magalhães.

Foto: CIMT

No ano de 1989 a autarquia adere à Rede de Leitura Pública, através de um contrato-programa que permitiu a construção do atual edifício, aquisição do equipamento e mobiliário e o fundo documental.

Também o fundo documental pertencente à Biblioteca Fixa nº72 de Tomar, da Fundação Calouste Gulbenkian, passou a integrar o acervo da nova Biblioteca tomarense, segundo pode ler-se em informação da CM Tomar.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome