Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Biblioteca Municipal assinala 18 anos com diversas iniciativas

Este mês de novembro é sinónimo de grande atividade cultural na Biblioteca Municipal de Tomar que está a assinalar o seu 18º aniversário em edifício criado de raiz. O escritor José Luís Peixoto e o sexólogo Quintino Aires são alguns dos convidados para assinalar a data.

- Publicidade -

São diversas as atividades que vão decorrer ao longo de todo o mês de novembro na Biblioteca Municipal de Tomar e que têm o seu ponto alto no dia 16 de novembro, com diversas iniciativas e com uma homenagem a António Cartaxo da Fonseca, patrono daquela casa que enriqueceu com a doação de mais de 50 mil livros, muitos dos quais são preciosidades da vida literária portuguesa.

Exposições, um concurso de fotografia, sessões de contos com convidados, apresentações de livros, poesia, música, teatro e palestras preenchem trinta dias de animação, durante o mês de novembro, na Biblioteca Municipal.

- Publicidade -

Já esta segunda-feira, dia 2, decorreu a palestra “Dieta Mediterrânica: um cardápio de saúde” que teve como oradora Lurdes Leon, médica de saúde pública, e um workshop alusivo dinamizado pelos alunos de Restauração da Escola Profissional de Tomar, sob orientação da professora Cristina Basílio.

O patrono da Biblioteca de Tomar, António Cartaxo da Fonseca, doou mais de 50 mil livros a este espaço
O patrono da Biblioteca de Tomar, António Cartaxo da Fonseca, doou mais de 50 mil livros a este espaço

Na quarta-feira, dia 4, pelas 10h30, realiza-se a primeira de várias sessões de contos que irão decorrer ao longo do mês com a presença de convidados oriundos de diversas áreas, como é o caso de Carlos Carvalheiro, Cátia Pouseiro e Filipa Fernandes.

Já na sexta-feira, dia 6, pelas 14h30, a Biblioteca Municipal de Tomar será o palco para um momento musical com Isaías Pires e Cristiano Duarte, alunos da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

A iniciativa “Sábados à Grande”, que se realiza no dia 7, irá contar com a sessão de contos com melodia protagonizados por Ricardo Rebelo, às 11h.

Personalidades contam histórias aos mais novos

As comemorações da Biblioteca Municipal continuam e no dia 9, segunda-feira, pelas 10h, será inaugurada a exposição “18 anos de vida e vivências” que recorda o percurso da Biblioteca, seguindo-se a visualização do filme “Bibliotecas mudam vidas”, no âmbito do projeto Mente Sã.

No dia 10, pelas 10h30, será feita a apresentação do livro “A Menina dos Ossos de Cristal”, de Ana Simão, cuja apresentação estará a cargo de Fernanda Marçal.

E no dia 11, às 19h30, realiza-se mais uma sessão de contos que irá contar com a presença dos colaboradores da Biblioteca e de Mário Oliveira e Virgínia Martins, elementos do clube de leitura “Chá com Letras”.

A animação musical é assegurada pela Tuna da Universidade Sénior no dia 13, pelas 11h.

O dia 16 de novembro, será o centro das comemorações dos 18 anos da Biblioteca Municipal em edifício de raiz, que será marcado pela animação da Biblioteca com quadros vidos pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira durante todo o dia. Às 10h, Maria José Pereira, Ermelinda Alves e Sónia Costa protagonizam mais uma sessão de contos e às 11h tem lugar uma peça de teatro, pelo grupo Ciranda em Palco, do CIRE, com “O segredo da formiga”. Às 14h tem início uma nova sessão de contos em que a lista de convidados inclui figuras bem conhecidas da cidade, como é exemplo a presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, o vereador Hugo Cristóvão, a diretora do Concento de Cristo, Andreia Galvão, o mordomo da Festa dos Tabuleiros, João Victal, Isabel Simões, ex-aluna da Escola Profissional de Tomar que editou recentemente um livro infantil, além dos contadores João Patrício e Nuno Garcia Lopes.

Pelas 15h, serão cantados os parabéns à Biblioteca, com um momento musical assegurado pela Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, seguindo-se uma homenagem ao patrono António Cartaxo da Fonseca. A tarde terminará com uma sessão pelo Clube de Leitura “Chá com Letras”.

Nos dias 17 e 18, realizam-se novas sessões de contos, com Inês Cúrdia e Celeste Sousa, na terça-feira, dia 17, e com Idalina Varino e Susana Graça, na quarta-feira, dia 18.

“Estamos nas tintas para a edição?” é o título do debate que se realiza na sexta-feira, dia 20, pelas 17h, e que irá juntar autores tomarense para uma discussão de ideias aberta a todos os interessados. Nesse mesmo dia, às 21h, o grupo de Cem Soldos ULTIMAcTO! Sob ao palco para apresentar a peça “A bengala”.

Quintino Aires e José Luís Peixoto

A realização das sessões com o escritor José Luís Peixoto e com o sexólogo Quintino Aires são os momentos mais esperados ao longo do programa que se irão realizar na semana que começa a 22 de novembro, mas com datas definitivas e horários ainda a confirmar.

No dia 24, terça-feira, pelas 15h, a Biblioteca Municipal acolhe mais um momento musical desta feita assegurado pelo duo acústico Ela e Ele, constituído por Diana Dias e Bruno Miguel.

E no dia 27, pelas 10h, será feita a apresentação do livro “Guilherme e o achamento da Senhora do Pranto”, de Nuno Garcia Lopes, incluído nas comemorações dos 20 anos de edição literária do escritor tomarense, que se prolongará, nessa noite com o espetáculo “Nunovembro”, protagonizado pelo próprio e um conjunto de convidados.

As atividades de comemoração dos 18 anos da Biblioteca terminam no dia 18, sábado, com o espetáculo multimédia pelo grupo “A máquina”, pelas 21h.

No âmbito do vasto programa que assinala a efeméride, destaque ainda para o concurso fotográfico “Livros e Fotografia”, que estará aberto a participações até ao final do mês de Novembro. Os trabalhos a concurso serão depois alvo de uma exposição que ficará patente na Biblioteca Municipal entre 4 de dezembro de 2015 e 4 de janeiro de 2016.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here