Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | Bacalhau mostra-se em restaurantes de três concelhos do Médio Tejo

Está marcado para esta sexta-feira, dia 11 de novembro, o arranque da segunda edição da Mostra do Bacalhau, uma iniciativa da ACITOFEBA – Associação de Comerciantes e Industriais dos Concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha que conta com a adesão dos restaurantes e produtores de vinho e de azeite participantes. A mostra gastronómica decorre até 27 de novembro e conta com a parceria da Escola Profissional de Tomar e do município tomarense.

- Publicidade -

- Publicidade -

Francisco Faria, presidente da ACITOFEBA, explicou ao mediotejo.net que esta iniciativa gastronómica decorre simultâneamente em 38 restaurantes de três concelhos (Tomar, F. Zêzere e V. Nova da Barquinha) sendo que a maior parte deles é tomarense. Para além da oportunidade de ficar a conhecer as variantes locais das mil e uma formas de cozinhar bacalhau, haverá ainda um evento especial, a decorrer durante o primeiro fim-de-semana, na Casa dos Cubos, junto à rotunda Alves Redol.

O responsável explica que os moldes em que decorre esta mostra são muito semelhantes à primeira edição, sendo que a novidade reside nas provas de azeite. “Vai-se realizar uma prova de azeites no sábado, ou seja, vamos demonstrar como é que se prova o azeite, estando cinco lagares representados”, disse.
Os pratos de bacalhau nos restaurantes ficam ao critério de cada estabelecimento. “Sentimos que a Mostra do ano passado foi um êxito, as pessoas deram-nos os parabéns e, portanto, quisemos repetir  sendo que este ano vamos inovar, acrescentando ao bacalhau e ao vinho o azeite”, disse.
O objectivo da iniciativa passa por mostrar os bons vinhos e azeites que existem na região. “Bacalhau não temos mas fazem-se cá bons pratos de bacalhau“, refere, convidando o público a aparecer na Casa dos Cubos e nos restaurantes aderentes.

Esta sexta-feira, dia 11, das 18 às 22 horas, e no sábado, dia 12, das 16 às 22 horas, este espaço tomarense recebe showcooking e tapas de bacalhau. Na Casa dos Cubos, paga-se apenas num copo personalizado que se adquire no ato de inscrição e que servirá para provar as adegas representadas.

- Publicidade -

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here