Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Autarquia e Associação Mendes Godinho assinaram protocolo na Levada

Foi assinado recentemente no Moinho da Ordem, no Complexo da Levada, em Tomar, o protocolo de colaboração entre a Associação M.G. – Memorial Mendes Godinho e a Câmara de Tomar.

- Publicidade -

Segundo refere a autarquia de Tomar, “este protocolo tem como objetivo a regulação do interesse e colaboração mútua para tratamento da memória, do espólio, e seu alojamento, tal como a organização de iniciativas, no âmbito e em torno da valia económica e social do conjunto industrial, comercial e de serviços fundado por Manuel Mendes Godinho”.

Tanto a autarquia como a Associação Mendes Godinho revelaram o seu empenho numa profícua colaboração, tendo a presidente da Câmara sublinhado que o Complexo da Levada, sendo hoje propriedade legal do Município, é, afetivamente, um espaço da Associação e de todos os tomarenses, que se quer dinamizar com a colaboração de todos e muito em especial daqueles que ali exerceram a sua vida profissional.

- Publicidade -

No âmbito deste protocolo, a Associação compromete-se a disponibilizar o espólio já existente e o vindouro para exposições de carácter temporário que o Município pretenda levar a efeito; reverter todo o seu espólio para o Município, em caso de cessação de atividade, obrigando-se este à sua preservação e perpetuação; colaborar na identificação de lugares, memórias e espólios; ajudar à organização e divulgação de acções de promoção e envolvimento junto de antigos trabalhadores e colaboradores, com o fim de promover Tomar como centro de saber e conhecimento; ser parceira do Município em todas as intervenções de que este necessite para a concretização do objecto do protocolo; organizar acções ou eventos em colaboração com o Município.

tomar_protocolo AMG2 (Foto: CMTomar)
No âmbito deste protocolo, a Câmara de Tomar compromete-se a ceder espaço no Complexo da Levada para a sede da Associação Mendes Godinho (Foto: CMTomar)

Já o Município de Tomar compromete-se a disponibilizar um espaço no Complexo da Levada para sede da Associação; procurar encontrar, em conjunto com esta, nos espaços do Complexo, as áreas mais adequadas para eventual alojamento do seu espólio, bem como outras soluções de valorização da memória; potenciar, recuperar e disponibilizar, através dos seus recursos próprios ou de parceiros institucionais, como sejam o Instituto Politécnico de Tomar ou o Instituto de História Contemporânea, a otimização dos espólios, dos espaços e de outras memórias do grupo empresarial Mendes Godinho; criar, através de protocolos com outras entidades, condições para que Tomar se assuma como centro de saber e conhecimento, tirando partido das experiências profissionais de ex-trabalhadores e colaboradores do grupo; organizar iniciativas e eventos, em colaboração com a Associação, para a concretização do objeto do protocolo.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here