- Publicidade -

Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Tomar | Associação “Os Amigos do Fado” já tem sede própria em Arroteia/Venda Nova

A Associação “Os Amigos do Fado de Tomar” já tem sede no antigo Jardim Escola de Arroteia, em Venda Nova. Este era um desejo antigo, após 11 anos de associação, uma vez que a antiga sede arrendada na Rua dos Arcos, na cidade de Tomar, se tornava pequena para a grandeza dos eventos pensados pelos entusiastas e amantes do fado. A próxima tarde cultural acontece no sábado, dia 22, pelas 16h00, mas com outras vozes presentes ao som da guitarra portuguesa.

- Publicidade -

A estreia deu-se com uma tarde de fados, pelas vozes de Armindo Pimenta, Rosa de Jesus, Carlos Gonçalves, Adriana Anjos, Carlos Manuel Ferreira, Catarina Ferreira, Filipe Gonzaga, Isabel Cristina, Alexandre Monteiro, Carolina Salvador e António Nascimento.

Cumpriu-se uma vontade de António e Aurora Leiria, impulsionadores desta associação e que têm colaborado ao longo dos anos para trazer grandes nomes do fado ao concelho nabantino.

- Publicidade -

Foi a 8 de maio que, através de protocolo com a Câmara Municipal de Tomar, a associação assinou a cedência do antigo Jardim escola, já devoluto há vários anos, na Arroteia.

Foto: António Freitas

Após trabalhos de renovação e requalificação, foi possível batizar numa tarde de música e encontros “O Cantinho do Fado”, nome atribuído à sede, ornamentada a preceito e pronta a acolher aqueles que apreciem boa música à portuguesa.

Na ocasião, que contou com presença da autarca tomarense Anabela Freitas e do vice-presidente da autarquia Hugo Cristóvão, bem como a vereadora do PSD, Célia Bonet e o presidente da UF Casais-Alviobeira, João Cardoso Alves, também houve lugar a discursos.

No caso de António Leiria, mostrou-se emocionado com este novo capítulo da vida da associação que nasceu a 25 de maio de 2010, e que foi apresentada um mês depois no Restaurante Convívio, em Tomar, com direito a jantar e, claro está, noite de fados.

O responsável referiu que há muito existia essa ambição de alcançar um nova sede, cedida pela autarquia, tendo destacado o apoio e ajuda “excecional” dado pela Câmara e pela vereadora Filipa Fernandes, com o pelouro da Cultura.

António Leiria, um dos impulsionadores da Associação “Os Amigos do Fado de Tomar”. Foto: António Freitas

Também na sessão, Anabela Freitas agradeceu a António Leiria e a todos os sócios o empenho e dedicação para levar por diante a associação e suas atividades. A autarca destacou ainda que, no âmbito do programa de cedência para reutilização e reconversão dos edifícios escolares devolutos no concelho, não restam mais edifícios inocupados e devolutos por ceder na União de Freguesias de Casais e Alviobeira, uma vez que também nesta freguesia foi protocolada a escola de Alviobeira ao Rancho Folclórico local, seguindo-se a antiga escola primária de Calvinos que foi transformada em albergue de peregrinos do Caminho de Santiago, bem como a venda da antiga escola de Ceras que já foi escriturada.

O presidente de Junta, João Alves, mostrou-se entusiasmado e contente com a vinda desta nova associação para a sua freguesia, tendo referido que veio enriquecer o panorama e oferta cultural, que já conta com o Rancho em Alviobeira, com a “Escola de Artistas” a funcionar na antiga escola primária de Alviobeira, e na Escola de Venda Nova funciona a sede e local de ensaios da banda tomarense “Quinta do Bill”.

Todos os antigos edifícios escolares estão assim entregues para novo uso, existindo o moderno Centro Escolar de Venda Nova, que aglomera os alunos da união de freguesias.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome