Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

TOMAR: Anabela Freitas terça-feira em Israel para conferência internacional

A intervenção da presidente da Câmara Municipal de Tomar na 30ª edição da International Mayors Conference foi adiada para terça-feira, dia 20, devido a alteração na programação da conferência. Recorde-se que Anabela Freitas foi convidada para participar neste encontro que decorre em Telavive, Israel, a partir de domingo.

- Publicidade -

TOMAR1Esta conferência, organizada pelo American Council for World Jewry, pelo American Jewish Congress e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, é um importante encontro internacional de lugares fortemente marcados pela herança judaica, pelo que o convite feito à autarca tomarense é um importante testemunho do peso que Tomar e a sua Sinagoga têm cada vez mais no contexto internacional do judaísmo.

TOMAR2Recorde-se que Anabela Freitas presidiu em setembro aos trabalhos da primeira cimeira luso-espanhola das redes de judiarias, na qualidade de presidente da Assembleia Geral da Rede de Judiarias de Portugal, realizada em Córdoba por ocasião dos 700 anos da Sinagoga daquela cidade espanhola.

- Publicidade -

Já o ano passado, Tomar esteve representada com a sua Sinagoga na Feira Internacional de Turismo de Telavive, no âmbito da participação da Rede de Judiarias de Portugal.

JUDIARIASTomar continua a desenvolver a aposta na aproximação à comunidade judaica, que teve um papel determinante no desenvolvimento da então vila no tempo do Infante D. Henrique, como parte relevante da sua universalidade e multiculturalidade, cujos traços estão bem marcados no seu património material e imaterial.

SINAGOGA1A reabilitação da sinagoga de Tomar e a adaptação museológica do património sefardita existente na cidade Templária são projetos em curso, tendo Anabela Freitas situado, em declarações ao mediotejo.net, as visitas anuais à sinagoga nos 35 mil visitantes.

SINAGOGA2“Estamos em fase de preparação do caderno de encargos poder adjudicar a obra, que poderá, depois, demorar quatro a cinco meses. No primeiro semestre de 2016 deverá estar todo o trabalho concluído”, previu.

Anabela Freitas disse ainda ao mediotejo.net que “os trabalhos de requalificação e musealização vão potenciar e valorizar, não só o património sefardita português, como o património cultural, histórico e turístico de todo o conceito de Tomar enquanto cidade Templária”, tendo feito notar que a Sinagoga, datada do século XV, é o segundo monumento mais visitado em Tomar, depois do Convento de Cristo.

O projeto de requalificação está integrado num pacote de investimento superior a cinco milhões de euros, 15% dos quais pagos pelo Orçamento do Estado e 85% pelo programa EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein, com a Noruega a contribuir com cerca de 97%), no âmbito do projeto Rotas de Sefarad, que visa valorizar a herança judaica na história e na identidade cultural portuguesa.

Anabela Freitas disse ainda ao mediotejo.net que a sua ida a Israel no domingo está inserida numa conferência das denominadas “Smart Cities”, sendo que a sua intervenção incidirá na apresentação da Smart Fest, “aplicação única que permite fazer a ligação rápida e global em termos de segurança para um evento de grandes dimensões”, destacou, sobre uma nova aplicação móvel que, ao aliar a tradição à inovação, pretende “dar resposta à enorme afluência de visitantes” no período em que decorrem as festividades.

A app, disponível para iOS e Android, permite consultar, em tempo real, a agenda de atividades, conhecer a localização e o grau de ocupação dos 20 parques de estacionamento ou, ainda, a localização do cortejo. O objetivo é facilitar a mobilidade e, em simultâneo, “sentir o pulsar da Festa dos Tabuleiros na palma da mão”.

TABULEIROS1“Além disso, a solução tecnológica adquire também “uma importante dimensão operacional para as autoridades de segurança e protecção civil de Tomar”, segundo os ilustradores do projecto. De que forma? A PSP, a GNR, os Bombeiros e a Proteção Civil podem carregar e receber, numa plataforma comum, registos e tipos de ocorrências, tais como o congestionamento de tráfego, eventuais incidentes ou acidentes, lotação dos parques de estacionamento para reorientação do trânsito, entre outros dados relevantes.

TABULEIROS2A autarca disse ainda que esta aplicação foi desenvolvida por alunos de pós graduação do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), em parceria com a SoftINSA e o município de Tomar, e “pode ser exportada para qualquer parte do Mundo para prevenção de grandes eventos. É o que vou apresentar e divulgar, como sendo um exemplo de um projeto que nasceu em Tomar e que ser exportado para todo o Mundo”, destacou.

De salientar que a aplicação móvel é fruto de um trabalho levado a cabo por alunos do IPT no âmbito da pós-graduação em Business Intelligence. O “Smarter Fest” é já uma marca registada pelo Instituto, sendo suportado, a nível tecnológico, pelas plataformas IBM Intelligent Operations Center e IBM Bluemix.

 

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here