Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar: Aluno de Tomar vence Concurso Nacional de Leitura no escalão 3º ciclo

Lourenço Madureira Miguel, aluno da Escola Santa Maria do Olival, em Tomar, ficou em primeiro lugar do escalão 3º Ciclo na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura cujas provas decorreram na Biblioteca Municipal de Tomar, no passado dia 29 de abril.

- Publicidade -

O evento contou com a presença de jovens representantes de cerca de três dezenas de escolas de 14 concelhos do distrito de Santarém que mostraram os seus dotes para a leitura. Primeiro numa prova que avaliava a compreensão dos dois livros destinados a cada escalão e depois, escolhidos os finalistas a partir dessa primeira prova, mostrando as capacidades de argumentação, de leitura expressiva e de dramatização de um texto.

Chegaram a essa fase seis alunos do 3º Ciclo e seis do Secundário, entre os quais um representante tomarense, o Lourenço Madureira Miguel, da Escola Santa Maria do Olival, que acabaria por arrebatar o primeiro lugar do escalão 3º Ciclo.

- Publicidade -

As prestações em palco foram avaliadas por um júri presidido pelo vereador Hugo Cristóvão e que integrava também o escritor António Tavares (autor de uma das obras de leitura no concurso), o músico Carlos Moisés (vocalista dos Quinta do Bill), Graça Barão (coordenadora inter-concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares) e Maria José Pereira (directora da Biblioteca Municipal).

Júri da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que se realizou na Biblioteca Municipal de Tomar a 29 de abril (Foto: CMTomar)
Júri da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que se realizou na Biblioteca Municipal de Tomar a 29 de abril (Foto: CMTomar)

Estiveram igualmente presentes nesta sessão o subdirector da Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, Luís Santos e a técnica daquele organismo responsável pelo CNL, Vera Oliveira.

Resultados da fase distrital do Concurso:

3º  ciclo

1º – Lourenço Madureira Miguel – Esc. Sec. S. Maria Olival (Tomar)

2º – Bernardo Nuno Henriques – Esc. IV Conde Ourém (Ourém)

3º – Iúri Madeira Ribeiro – EB 2,3 Porto Alto (Benavente)

Restantes finalistas:

Rita Lopes Cotrim – Esc. EB 2,3  Pedro Ferreira (Ferreira do Zêzere)

Rodrigo Carvalho – Centro de Estudos de Fátima (Ourém)

Marta Venâncio Crespo – Colégio Sagrado Coração de Maria (Ourém)

Secundário

1º – Maria Isabel Domingues dos Santos – Esc. Sec. Alcanena (Alcanena)

2º – Rui Passos Ferreira – Esc. Sec. Alcanena (Alcanena)

3º – Olena Verush – Esc. Sec. Entroncamento (Entroncamento)

Restantes finalistas:

– Beatriz Portugal Gameiro – Esc. Sec. Entroncamento (Entroncamento)

– Fábio dos Santos Caixeiro – Esc. Sec. Entroncamento (Entroncamento)

– Maria Elisa Parreira – Agrup. Escolas Coruche (Coruche)

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -