Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar acolhe nova empresa tecnológica Kintech e mantém Softinsa por mais 10 anos

Foram assinados a 1 de julho dois protocolos de cooperação entre a Câmara Municipal de Tomar, o Instituto Politécnico de Tomar e as empresas Softinsa e Kintech Services (que se irá instalar e criar 100 postos de trabalho em 2022), garantindo que permanecerão no território por 10 anos.

- Publicidade -

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Município e o Instituto Politécnico de Tomar renovaram o protocolo de cooperação estabelecido com a Softinsa “que garante atualmente cerca de 400 postos de trabalho no CENIT (Centro de Inovação e Tecnologia), espaço que vai acolher também a Kintech, igualmente uma empresa do universo IBM, que começará a funcionar em setembro, prevendo chegar aos cem postos de trabalho no próximo ano”.

Foto: CM Tomar

- Publicidade -

Segundo comunicado da autarquia, “fundamental neste processo, como referiu a presidente da Câmara, Anabela Freitas, é o espírito de parceria desde logo entre a autarquia e o IPT, e destes com as empresas. É possível, assim, que a instituição de ensino superior responda às solicitações daquelas, que por seu lado garantem a manutenção dos alunos em Tomar após a sua formação. Salientou ainda que o Município está atento também à necessidade de garantir arrendamento acessível para permitir a fixação dos jovens quadros qualificados”.

Na sessão, e quase a assinalar-se uma década da presença da Softinsa em Tomar, Henrique Mourisca, diretor da empresa, destacou que “este é um dos melhores centros do género em Portugal, afirmação mensurável em números: os pouco mais de uma centena de trabalhadores iniciais, já são agora quatro centenas”.

Pela nova empresa Kintech esteve Francisco Caeiro, que assinou o protocolo e espera vir a ultrapassar o sucesso obtido pela Softinsa, uma vez que se trata de “duas empresas tecnológicas que não são concorrentes mas sim complementares”.

Foto: CM Tomar

Sendo duas empresas integrantes da IBM, esteve também presente na sessão José Eduardo Fonseca, sublinhando que “Tomar é um excelente exemplo do resultado destas parcerias, tendo enfatizado a importância de manter na cidade aqueles que aqui fazem a sua formação”.

Já da parte do Instituto Politécnico de Tomar, o presidente João Coroado comprometeu-se a garantir este tipo de parcerias, reafirmando que este estabelecimento de ensino superior “continuará a cooperar no sentido de atrair para o concelho alunos e empresas”.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome