Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tomar | “A Garagem”, espaço dedicado às associações juvenis, abre portas em junho

A abertura do novo espaço de coworking para associações juvenis e jovens, no centro histórico de Tomar, deverá abrir portas em junho. A autarquia deu conta de decisão sobre a denominação deste espaço, “A Garagem”, que se vai localizar nas antigas instalações dos Serviços de Mercados e Feiras, na Rua Dr. Joaquim Jacinto, n.º 100, edifício do arquiteto Jorge Oliveira premiado pela Câmara de Tomar em 1939. Esta proposta foi trabalhar com o Conselho Municipal de Juventude tomarense, e o regulamento, já aprovado em sede de executivo camarário, deverá ser aprovado na sessão de Assembleia Municipal de 30 de abril.

- Publicidade -

Segundo nota de imprensa da autarquia, “A Garagem” pretende ser “um espaço que disponibiliza meios, espaço e recursos com a finalidade de potenciar o desenvolvimento de projetos dirigidos à juventude, funcionando num formato open space que potencie a interação, a partilha e o desenvolvimento de atividades, projetos e boas práticas, não só em benefício das associações juvenis, mas também da comunidade juvenil em geral”.

Esta nova valência partiu de “uma constante proposta dos participantes no Conselho Municipal de Juventude (CMJT)”, apontada ao longo dos últimos anos, representando por isso “a concretização de um dos objetivos dos jovens tomarenses e representa uma forte aposta do Município de Tomar que visa promover, apoiar, dinamizar e valorizar as iniciativas dos jovens do concelho”, pode ler-se.

- Publicidade -

“A Garagem” apoiará diversas vertentes, nomeadamente em termos formativos e de valorização profissional, uma vez que “os jovens poderão ter acesso a informação específica e relacionada com temas diversificados como a formação e ensino, emprego e empreendedorismo, habitação, voluntariado e turismo, entre outros, em instalações adequadas ao desenvolvimento da sua atividade, possibilitando a partilha de experiências e a concretização de iniciativas que possam promover a sua atividade ou projeto”.

Refira-se que 1ª Sessão Ordinária de 2021 do CMJT foram apresentadas e discutidas as normas para a criação deste novo espaço jovem municipal, assim como solicitadas propostas de denominação do mesmo. “Surgiram em cima da mesa nomes como “Espaço T”, “Open Space / Espaço Aberto”, “Geração T”, “Hotspot” ou “Espaço Jovem”, mas “A Garagem” foi o que criou consenso, transmitindo a ideia de um local associado ao nascimento de grandes empresas e também de grandes bandas musicais”, desvenda a CM Tomar.

O regulamento de funcionamento e usufruto do espaço foi aprovado na última reunião de Câmara, seguindo agora para aprovação na Assembleia Municipal e posterior publicação em Diário da República.

Filipa Fernandes, vereadora com o Pelouro da Juventude, reforçou a importância de espaços jovens para a fixação dos mais novos no concelho e para o desenvolvimento de um trabalho conjunto com o Município que valorize as expectativas e anseios da juventude.

Notícia relacionada:

Tomar | Centro histórico ganha novo espaço de coworking associativo/juvenil

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome