Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

‘Tejo Wine Route 118’ liga 14 produtores de Vinhos do Tejo ao longo de 150 kms

A Estrada Nacional 118 é a responsável por ligar Tramagal (Casal da Coelheira) a Samora Correia (Companhia das Lezírias), naquela que é a nova Tejo Wine Route 118 que serpenteia ao longo de 150 kms pela margem esquerda do rio. Entre os dois, ficam outros 12 produtores de vinhos da região do Tejo. O objetivo: promover o enoturismo da região.

- Publicidade -

Esta iniciativa da Rota dos Vinhos do Tejo, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e com o apoio da Turismo do Alentejo e do Ribatejo, pretende alavancar o enoturismo, ao mesmo tempo que promove o território e os vinhos da região.

Ao longo da EN118, maioritariamente plana e retilínea, é assim possível atravessar a região dos Vinhos do Tejo, pela margem esquerda do rio, ao longo de sete concelhos – Abrantes, Constância, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente. 

- Publicidade -

Como enoturismo, a oferta entre os 14 produtores de vinho que integram a rede varia entre loja, provas de vinhos, visita às vinhas, visita à adega, refeições e/ou alojamento.

João Silvestre, presidente da Rota dos Vinhos do Tejo, e conforme comunicado, afirma que, estando em plena época de vindimas – ponto alto para quem produz e o mais apetecível para os viajantes, principalmente os enófilos – esta é a melhor altura para apresentar e começar a promover esta “ferramenta” de promoção do território e dos vinhos da região.

O vinho dá o mote e é o elemento agregador, mas a Tejo Wine Route 118 estende-se igualmente na promoção de outras áreas, como a da gastronomia, dos costumes e tradições locais e também de experiências nativas, como passeios a cavalo ou viagens de barco no rio Tejo, servindo esta rota como um “guia” para a descoberta da região dos Vinhos do Tejo.

“Se há quem vá querer cumpri-la religiosamente, estamos certos de que haverá quem se vá querer desviar e ‘perder’ por outras rotas na região”, está convicto João Silvestre.

Existe igualmente a pretensão de criar um microsite e, eventualmente, uma aplicação para o projeto. Neste momento são as páginas de Facebook e Instagram dos Vinhos do Tejo os principais veículos de divulgação desta iniciativa.

Lista de Produtores de Vinhos na Tejo Wine Route 118 (de Norte para Sul):

  1. Casal da Coelheira (Tramagal, Abrantes)
  2. Quinta da Lagoalva (Alpiarça)
  3. Pinhal da Torre (Alpiarça)
  4. Casa Paciência (Alpiarça)
  5. Quinta da Atela (Alpiarça)
  6. Quinta do Casal Monteiro (Almeirim)
  7. Fiuza (Almeirim)
  8. Adega Cooperativa de Almeirim (Almeirim)
  9. Falua (Almeirim)
  10. Quinta da Alorna (Almeirim)
  11. Quinta do Casal Branco (Almeirim)
  12. Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo (Benfica do Ribatejo, Almeirim)
  13. Casa Cadaval (Muge, Salvaterra de Magos)
  14. Companhia das Lezírias (Samora Correia, Benavente)

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome