Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

TEJO: Ambientalista filma em direto descarga de poluição para o rio e morte de lagostins (C/VIDEO)

O ambientalista Arlindo Marques, do movimento ProTejo, filmou na terça-feira, dia 14 de novembro, novas descargas poluentes no rio Tejo, que terão provocado a morte a milhares de lagostins junto ao cais do Arneiro, no concelho de Nisa.

- Publicidade -

- Publicidade -

“Fui ao cais do Arneiro alertado pelos pescadores que referiam uma mancha enorme, castanha, de poluição no meio do rio Tejo. Um casal de pescadores levou-me ao local e vi que a água era da cor do chocolate, uma mancha enorme que dali não se movia porque o Tejo leva pouca água, e com um cheiro horrível a produtos químicos”, contou ao mediotejo.net.

“Desde o início deste mês que se têm registado novamente casos de poluição na zona de Vila Velha de Rodão mas o de terça-feira foi do que pior que já vi, e onde é evidente o tubo de descarga de uma fábrica que sai mesmo no meio do rio. Com a quantidade diminuta de água aquilo fica tudo ali concentrado. Matou milhares de lagostins, prejudica a vida aos pescadores e agora vai descer, lentamente, mas vai descer e atingir todos os municípios a jusante”, afirmou.

- Publicidade -

Em comunicado enviado à agência Lusa, também a associação ambiental AZU referiu que, durante o fim de semana, “milhares de lagostins tentaram sair da água e refugiar-se nas margens do rio Tejo no cais do Arneiro, freguesia de Santana, concelho de Nisa, fugindo à imensa mancha negra com origem nas indústrias de Vila Velha de Ródão”.

Os ambientalistas dizem que, segundo relatos de pescadores e populares, o cheiro que vinha da água do rio “era horrível” e adiantam que a mancha de poluição “já se alongava para mais de 1,5 quilómetros para jusante do cais”.

“Milhares de lagostins morreram sufocados nas armadilhas que são o único sustento para algumas famílias nesta época do ano”, lê-se no documento.

A AZU sublinha que há cerca de uma semana e meia que as descargas se têm agravado, tornando-se visível nos concelhos de Vila Velha de Ródão, Nisa, Gavião, Mação e Abrantes.

“O que vieram os deputados da Comissão de Ambiente fazer pelo Tejo acima desde Lisboa? Onde para o ministro do Ambiente? Onde está o poder local, que é feito das Câmaras de Nisa e Vila Velha de Ródão”, questiona a AZU.

Segundo os ambientalistas, o poder económico “continua imparável, incorrigível e insensível, disposto a acabar com o Tejo, a fazer deste esgoto”.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Effectivamente e Felizmente que ainda a Hommens como esse grande snr A Marques e essa Snra que insultou o coelho para fazer ver essa realidade porque se estao a espera dos grandes journalistas de envistigaçoes Portugueses nunca se sabe de nada é por isso que estou orgulhoso de estar em frança onde os journalistas nao comem a mesa com esses vigaristas /ladroes /aldraboes que vos gouvernam mesmo o correio da M que se babou todo com o Panama Pippers e nao revelou n
    enhum vigarista portugues em frança ja foram apanhados 540 mas parece que em portugal o governo vai a fatima todas as semanas pedir desculpa a santa ? o tejo é a mesma coisa: NAO HA POLUICAO NENHUMA E TUDO FEITO PELOS ACTIVISTAS ,,,,,,,??????? ABREM OS OLHOS PORTUGUESES E METEM ESSES VIGARISTAS TODOS NA RUA (ERROS DE EMIGRANTE)

  2. HA Muito dinheiro que se passeia nas malas de esses criminosos que fazem essas descargas de produtos quimicos e que para estarem descançados levam Malas de dinheiro para o miniterio adequato os journalistas passam a noite receber o deles e toda a gente se cala ONDE ESTA O C.D.M que se babava todo pelo assassino pedro (que so é assassino quando for julgado pela lustiça) mas a poluçao do tejo nao interessa ninguem felizmente ainda esse creminosos ainda nao fechram a boca a PROTEJO E o seus ambientalistas mas tudo é da culpa aos policos que vos gouvernam (ninguem abriu a boca que deve de estar cheia de bilhetes de 500 €ONDE ESTAO O VERDADEIROS JOURNALISTAS??????

  3. nao tenho desculpas a dar/pedir
    a ninguem mas por correçao lhes digo que fasso erros de emigrante e é so para nao escrever em françes ! mas esse politicos devem de crompriender bem muitas linguas porque as malas de dinheiro nao tem fronteiras e agradeço muito muito o EXELENTE JUIZ CARLOS ALEXANDRE DE SE TER OCCUPADO DE UN que ja passou uns meses na “”””””praia PONTE DE SOR A comer e beber o custa do povo Portugues so espéro que foi esse ladrao que pagou!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome