Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Tagus vai realizar sessões de esclarecimento sobre incentivos comunitários

Para divulgar e esclarecer os apoios, no âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar três sessões em Abrantes, Sardoal e Constância, durante este mês de junho, uma por concelho, e com início às 18h.

- Publicidade -

Abrantes receberá a primeira, no dia 19 de Junho, na sede da TAGUS, no edifício do antigo Gabinete de Apoio Técnico (GAT). A segunda acção terá lugar no Município da Constância, no dia 20. A última iniciativa sobre este apoio para a criação, modernização ou expansão de micro e pequenas empresas do Ribatejo Interior será realizada no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, no dia 21 de Junho.

As sessões da TAGUS contarão com a participação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que apresentará o seu aviso para investimentos até 235 mil euros.

- Publicidade -

O SI2E apoia projectos de micro e pequenas empresas orientados para a criação de emprego. Cada investimento pode ser subsidiado, simultaneamente, na vertente de obras e equipamentos e na de criação de postos de trabalho. A TAGUS é gestora deste incentivo, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), para projectos até 100 mil euros de investimento físico a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal.

As candidaturas aprovadas podem contar com um apoio de 40 por cento das despesas elegíveis. As empresas com menos de 5 anos de existência chegam aos 50 por cento e os projectos enquadrados na estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural) da TAGUS aos 60 por cento de financiamento.

Nos postos de trabalho, a comparticipação pode chegar até 18 meses de apoio (com limite mensal do valor correspondente ao IAS – Indexante de Apoio Social), conforme o tipo de contrato e outras características do projecto.

O concurso da TAGUS no âmbito do SI2E, integrado no DLBC Rural, vai estar aberto até 29 de dezembro deste ano, dividido por três fases de apresentação de candidaturas.

As sessões de divulgação serão, ainda, aproveitadas para divulgar o MoovIdeias, inserido no projecto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, promovido pela CIMT, TAGUS, PINHAL MAIOR e ADIRN, no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Acções Colectivas e co-financiado pelo FEDER.

Trata-se de um concurso de ideias de negócio com um acompanhamento activo, através de cinco workshops, para ensinar a aplicar várias metodologias, que permitirão o amadurecimento dos projectos a concurso e a verificação da viabilidade dos seus modelos de negócio. O vencedor ganhará um prémio de 40 horas de mentoria por parte de especialistas. Haverá, igualmente, prémios para o segundo e o terceiro classificados.

Para inscrição nas sessões de divulgação deve ir à pagina na Internet da TAGUS em www.tagus-ri.pt.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome