- Publicidade -

Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
- Publicidade -

TAGUS dinamiza sessões de esclarecimento sobre os apoios para a agricultura

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar três sessões de esclarecimento em Abrantes, Sardoal e Constância sobre as operações “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola e na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”. As iniciativas vão decorrer nos dias 4, 5 e 8 de julho, sempre às 19:00.

- Publicidade -

A primeira sessão vai decorrer no pequeno Auditório do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, na segunda-feira, dia 4 de Julho, e contará com a presença do presidente do município sardoalense, e actual presidente da TAGUS, Miguel Borges. Já no dia 5 de julho, os esclarecimentos serão dados no auditório do Tecnopolo do Vale do Tejo, em Abrantes, com a participação da edil abrantina, Maria do Céu Albuquerque. A sessão de sexta-feira, dia 8 de julho, terá lugar no Centro Ciência Viva, de Constância, e contará com a autarca constanciense, Júlia Amorim.

Estas iniciativas da TAGUS, e com o apoio da Associação dos Agricultores dos concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, têm por objectivo esclarecer a população sobre estas operações, cujas candidaturas irão abrir em julho, para apoiar projectos a implementar em Abrantes, Constância ou Sardoal, no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) e através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER). Para participar nas sessões deve inscrever-se em tagus-ri.pt.

- Publicidade -

A TAGUS dispõe neste aviso de 280 mil euros, na operação 10.2.1.1 “Pequenos Investimento na Exploração Agrícola”, para candidaturas que promovam a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores ou que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola, apoiando esses projectos em 50 por cento das despesas elegíveis para pedidos de apoio até aos 40 mil euros.

Já para a operação 10.2.1.2 “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” a dotação orçamental total é cerca de 375 mil euros, para projectos que contribuam para o processo de modernização e capacitação de empresas desta área. O apoio vai até aos 45 por cento para pedidos até aos 200 mil euros.

A TAGUS considera prioritários, nestas duas operações, projectos nos sectores do olival, dos produtos biológicos, dos frutos vermelhos e dos hortofrutícolas, considerados na sua Estratégia de Desenvolvimento Local.

Este Grupo de Acção Local (GAL) do Ribatejo Interior vai gerir cerca de 1,9 milhões de euros até 2020, no âmbito deste fundo europeu. Todavia, o FEADER tem mais quatro operações, sendo elas, “Diversificação de Actividades na Exploração Agrícola”, “Cadeias Curtas e Mercados Locais”, “Promoção de Produtos de Qualidade Locais” e “Renovação de Aldeias”. Para estas acções, a TAGUS conta abrir candidaturas a pedidos de apoio, ainda no decorrer deste ano.

O DLBC Rural é um programa para a utilização dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento do Portugal 2020 (constituídos pelos FEADER, Fundo Social Europeu e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) em projectos locais, de natureza comunitária, com o objectivo de dar respostas aos problemas de pobreza e exclusão social em territórios desfavorecidos, economicamente fragilizados ou de baixa densidade populacional localizados em áreas rurais, urbanas ou costeiras. Também, a diversificação e revitalização da economia local e a criação de emprego são outros dos objectivos do programa.

 

 

 

 

 

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome