Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Taça do Ribatejo (Juniores): Fátima vence U.Tomar e está na final

19 de março de 2016, 15 horas, Fátima

- Publicidade -

Taça do Ribatejo de Juniores da Associação de Futebol de Santarém – Meia-Final

Centro Desportivo de Fátima 2 – União Futebol Comércio e Indústria de Tomar 1

- Publicidade -

Quarto jogo da época entre Fátima e União de Tomar no escalão de juniores desta época. Num relvado em mau estado, jogou-se o acesso à final da Taça do Ribatejo de Juniores, a disputar dia 1 de Maio no Entroncamento.

Frente a frente duas equipas com estilos de jogo diferentes, embora ambas fizessem uso da velocidade dos seus homens mais avançados. Os da casa a pretenderem mostrar um futebol mais trabalhado, mais rendilhado, de pé para pé, enquanto que os nabantinos com um futebol mais direto e de rápida verticalização. Note-se que para ambos os conjuntos, o relvado dificultou ao máximo a colocação em pratica do que era pretendido.

_MG_9782- relvado
O relvado do João Paulo II estava em más condições e dificultou a ação das duas equipas

A primeira parte foi mais fechada e com poucos lances de perigo, sendo que na maioria das vezes que a bola visitou as áreas, se perdia pela linha de fundo, acabava nas mãos dos guarda-redes ou as defesas as afastavam da zona de perigo.

Aos 5 minutos o União de Tomar deixa o primeiro aviso que estava em Fátima para discutir a eliminatória, quando Rodrigo, em velocidade pela direita, entra na área e à saida de Leonardo, faz-lhe o chapéu mas a bola esbarra na barra e vai para fora.

_MG_9669 - primeiro falhanço
Rodrigo logo aos 5 minutos podia ter colocado os nabantinos em vantagem, mas o chapéu acertou na barra

Só aos 32 minutos é que volta a haver lance de verdadeiro perigo. Livre da esquerda do ataque da casa e Saraiva, ao segundo poste, cabeceia para fora.

_MG_9758 - primeiro falhanço de sariava
Saraiva ao segundo poste cabeceia ao lado

A 4 minutos do intervalo (41 de jogo), surge o golo fatimense. Filipe Cotovio não é lesto a afastar a bola das imediações da sua área, falha o corte para fora e permite que Alex lhe roube a bola, este cruza para a entrada da pequena área, onde aparece Graça a empurrar para o fundo das redes tomarenses.

_MG_9763- 1º golo
Graça marcou o primeiro do jogo e este foi também o seu primeiro golo da tarde

Pouco depois chegava o intervalo com uma vitória por 1-0 da equipa da casa.

A segunda parte começa com o União de Tomar a demonstrar que queria mudar o rumo dos acontecimentos. Mais velocidade, mais acutilância no ataque e mais procura dos flancos para chegar à área contrária. Nesta fase, o Fátima pareceu um pouco surpreendido com o atrevimento forasteiro, não conseguindo arranjar método para parar as investidas rubro-negras. Aos 55 minutos, no seguimento de um livre batido, da zona central, junto ao grande circulo, para a área do Fátima, Tiago Vieira encontra o espaço necessário para cabecear em jeito para o fundo das redes de Leonardo, restabelecendo a igualdade.

_MG_9813- golo tomar
Tiago Vieira de cabeça repôs a igualdade no jogo

Os comandados de Telmo Pinto, sentem o toque, mas recompõem-se e respondem. Aos 62 minutos, Saraiva, quase a papel químico do lance do primeiro tempo, volta a falhar um cabeceamento ao segundo poste, atirando para fora.

_MG_9839- segundo falhanço saraivo
Saraiva (nº 4) voltou a falha o cabeceamento ao segundo poste.

Três minutos volvidos, é o recém entrado Serginho que falha uma oportunidade de golo clara, um género de penalti mas em movimento e aos 66 minutos, Graça mais lesto que o seu marcador direto, aproveita um cruzamento da esquerda do seu ataque e com a ponta da bota direita faz o 2-1.

_MG_9856 - falhnaço de serginho
Serginho falhou na cara de Brito

Esta lance gerou muitos protestos dos nabantinos que reclamaram uma irregularidade na jogada que dá o cruzamento, sendo que dos protestos resulta a expulsão de Tiago Duarte. Em desvantagem no marcador e em desvantagem numérica, pensou-se que a equipa de Nuno Rodrigues iria passar um mau bocado, mas isso não aconteceu. O Fátima teve mais bola, controlou melhor o jogo e jogou mais tempo no meio-campo de Tomar, mas a equipa nabantina em contra-ataque sempre que podia, em especial por Tiago Vieira e Rodrigo, levava perigo à área contrária. Até final a melhor oportunidade de golo pertenceu ao Fátima, Quim Zé em posição privilegiada não rematou com a direção certa.

_MG_9866 - falhanço de quim ze
Quim Zé falha a oportunidade de “matar” o jogo

Resultado de 2-1, que dita a passagem do Fátima à Final da Taça do Ribatejo de Juniores e que espelha o equilíbrio da partida. Pelo que as equipas fizeram durante os 97 minutos de jogo, o resultado é correto. O Fátima foi mais dominador, teve ligeiro ascendente sobre o União de Tomar e dispôs de mais oportunidades para marcar, apesar da sempre boa réplica dos nabantinos, mesmo quando tinham apenas dez elementos.

Destaques para Thomas, Graça e Alex na equipa do Fátima e para Filipe Cotovio (mesmo com a falha no primeiro golo do Fátima, fez boa exibição), Coxixo e Tiago Vieira no União de Tomar.

O trabalho do trio de arbitragem foi contestado pelas duas equipas. Não teve isenta de erros. Errou para os dois lados, marcou algumas faltas que podia não ter assinalado e não assinalou outras que devia assinalar. O pecado maior foi em determinados lances o critério da lei da vantagem. Numas alturas dava e noutras não dava, numas alturas esperava para ver o que acontecia em seguida, noutras não. Os assistentes estiveram quase sempre certos nas suas decisões. Podíamos apontar outros erros de pormenor, mas não passaram disso mesmo, de erros de pormenor, pois o trabalho dos três árbitros não teve influência no resultado e quando assim é…

Ficha do jogo

Estádio João Paulo II

Árbitros: Carlos Covão, José Morgado e Pedro Sousa

_MG_9647
José Morgado, Carlos Covão e Pedro Sousa

CD Fátima

Leonardo, Thomas, Saraiva, Gonçalo, Graça (Rafa), Miccoli, Eduardo, Miguel, Alex (Paulo), Quim Zé e Afonso (Serginho)

Suplentes: Wilson, Rafa, Diogo, Serginho, Paulo, Tommy e Tó Miguel

Treinador: Telmo Pinto

_MG_9655
Centro Desportivo de Fátima – Juniores 2015-2016

União FCI de Tomar

Brito, Romero, Filipe Cotovio, Chico (Rafa), Bravo, Coxixo, Filipe Pereira (Dudu), Tiago Vieira, Litos, Tiago Duarte e Rodrigo (Saldanha)

Suplentes: António Cardoso, Rafa, Freitas, Dudu, Candido, Samuel e Saldanha

Treinador: Nuno Rodrigues

_MG_9659
União Futebol Comércio e Indústria de Tomar . Juniores 2015-2016

Marcadores: Graça (41′ e 67′) ; Tiago Vieira (55′)

_MG_9875
Graça bisou e colocou a sua equipa na final da Taça do Ribatejo de Juniores

_MG_9923
Tiago Vieira foi sempre o mais inconformado no União de Tomar

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here