- Publicidade -

Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
- Publicidade -

Sporting campeão | Onda verde e euforia total em Tramagal, Abrantes e Sardoal (c/fotos)

O Sporting sagrou-se campeão português de futebol pela 19.ª vez, ao vencer em casa o Boavista, por 1-0, em jogo da 32.ª jornada da I Liga portuguesa. Paulinho, aos 36 minutos, marcou o único golo do encontro, permitindo ao Sporting festejar novamente o título, 19 anos depois.

- Publicidade -

Quando soou o apito final do desafio, a alegria que se antecipava pela conquista do título deu lugar à euforia e a uma onda verde percorreu as ruas de norte a sul do país, sendo disso exemplo algumas imagens que aqui deixamos da festa em Tramagal, Abrantes e Sardoal, captadas pelos fotógrafos Jorge Santiago, Paulo Jorge de Sousa e José Belém. 

Quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato, os ‘leões’ somam 82 pontos, mais oito do que o FC Porto, segundo classificado, que detinha o título. A praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, recebeu em euforia total o autocarro do Sporting, após conquistarem a I Liga portuguesa de futebol. A festa ficou marcada por vários confrontos com a polícia.

- Publicidade -

Fotos de José Belém em Abrantes e Alferrarede:

Foi debaixo de chuva e ao som de cânticos do Sporting, bem como do clássico ‘We Are The Champions’, da banda Queen, que o autocarro deu a volta à rotunda e assistiu a todo o espetáculo pirotécnico envolvente, que, desde muito cedo, pautou o ambiente ali vivido.

Fotos de Jorge Santiago em Tramagal:

Desde o apito final que a zona envolvente do Marquês de Pombal se ‘pintou’ de ‘verde’, inclusive a estátua, mas, até chegar a verdadeira confusão, os primeiros momentos foram apenas e só de felicidade, como mostrou à Lusa uma família sportinguista, que veio de Santarém de propósito para os festejos, em que as crianças celebravam pela primeira vez e o pai mostrava-se muito orgulhoso.

“Toda a equipa está de parabéns. Foi um grupo fortíssimo e o nosso treinador foi espetacular”, afirmou o pai Pedro Barbosa, a envergar uma camisola da temporada 2001/02, ano da última conquista, e que precisa agora de “atualizar”, atirou, realçando igualmente a importância do guarda-redes Adán, que “deu muitos pontos” durante todo o campeonato.

O filho mais velho, que herdou o nome do pai, muito relacionado ao Sporting, tem 13 anos e é a primeira vez que vê o seu clube ser campeão de futebol, embora ainda lhe custe a acreditar no que está a viver: “É muito especial, nunca tinha visto. Este campeonato passou muito rápido, nem me apercebi. Não imaginava isto e nem acredito que está a acontecer”.

Francisco Barbosa, de apenas 09 anos, vincou o “orgulho muito grande” por ver o Sporting campeão e agradeceu ao treinador Rúben Amorim, ao presidente Frederico Varandas e a todos os jogadores, por “terem jogado tão bem o campeonato inteiro”.

“Ficámos em primeiro, vamos à Liga dos Campeões e temos de ganhar tudo!”, exclamou a criança, que escolheu o lateral direito espanhol Pedro Porro como o seu jogador favorito, pois “tem muito amor ao clube, é muito bom e muito dedicado”.

Fotos de Paulo Jorge de Sousa em Sardoal: 

c/LUSA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome