Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Transporte a pedido no concelho arranca a 5 de junho

Tem início na segunda-feira, 5 de junho, o Transporte a Pedido no Concelho da Sertã, um projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo que pretende dar uma resposta eficiente aos problemas de mobilidade, proporcionando uma oferta de serviços de transporte coletivo em zonas de baixa densidade populacional, numa lógica de inclusão social.

- Publicidade -

O projeto possui circuitos, paragens (devidamente identificadas com o símbolo do Transporte a Pedido) e horários definidos, em que a viagem é desencadeada pelo cliente através do pedido para a central de reservas (800 209 226 chamada grátis) gerida pela CIMT. As reservas já podem ser feitas a partir de agora.

O serviço é assegurado por táxis locais que vão praticar tarifas que variam em função da distância da viagem e equiparam-se às tarifas usadas nos serviços de transporte interurbano, oscilando ente 1,20€ e 3,80€. Para viagens frequentes são disponibilizadas carteira de 10 bilhetes pré-comprados, com 30% de desconto.

- Publicidade -

No Concelho da Sertã estão definidos nove circuitos: sete circuitos de ligação a sedes de freguesia e sede do concelho (Amioso, Castelo, Cabeçudo, Cumeada e Marmeleiro, Ermida e Figueiredo, Pedrógão Pequeno, Troviscal e Várzea dos Cavaleiros) e dois circuitos de ligação a Cernache do Bonjardim (Palhais e Quintã).

Novo serviço arranca a 5 de junho em todo o concelho da Sertã Foto: CMS

Os circuitos permitem o acesso ao Mercado Semanal da Sertã, realizado às sextas-feiras, e ao Mercado Semanal de Cernache do Bonjardim, realizado às segundas-feiras, e a ligação à Praia Fluvial do Trízio aos sábados, durante o período do verão (junho a agosto), para os residentes na Sertã, Cumeada, Marmeleiro e Palhais, e acesso da população residente na freguesia do Troviscal à Praia Fluvial do Troviscal durante todo o ano, no horário definido.

A configuração dos serviços do Transporte a Pedido complementa a oferta de transportes públicos existente e assegura a mobilidade dentro do concelho, garantindo ligação dos lugares mais rurais às suas respetivas sedes de freguesia, no sentido de dar resposta às necessidades de deslocação para os serviços que aí se localizam e, a partir destas, para a sede de concelho.

O Transporte da Pedido, projeto da CIMT arrancou no terreno em 2013, no concelho de Mação, tendo sido progressivamente alargado a outros concelhos desta comunidade Foto: D.R.

Garantem os níveis mínimos de serviço, com oferta de circulações que permitam deslocações ao início de manhã para a sede de concelho (próximo do horário de abertura dos serviços) e o regresso por volta da hora de almoço e/ou final da tarde.

O Transporte da Pedido, projeto da CIMT arrancou no terreno em 2013, no concelho de Mação, tendo sido progressivamente alargado a outros concelhos desta comunidade: Abrantes, Alcanena, Constância, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome