Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Agosto 2, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Atividades natalícias animam a Sertã até dia 23

Desde a passada sexta-feira e até quarta-feira, dia 23 de dezembro, são várias as atividades e iniciativas promovidas pela autarquia da Sertã para a época natalícia sob o tema “Sertã: a terra do pinheiro de Natal”.

- Publicidade -

O programa de atividades na Sertã é vasto e pelas ruas da Vila grande parte dos estabelecimentos comerciais tem à sua porta um verdadeiro pinheiro de Natal, distribuídos pela autarquia, iniciativa essa que pretende apelar ao desenvolvimento sustentável da floresta, mostrando que é indispensável desbastá-la para prevenir a ocorrência de incêndios.

Segundo José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, “começámos há cerca de dois anos a lançar a ideia da Sertã: Terra do Pinheiro de Natal para atrair pessoas para aqui adquirirem pinheiros na Sertã. Estamos a fazer essa divulgação em Lisboa, já a fizemos no ano anterior, deu resultado e por isso queremos continuar com esse projeto que é uma forma de chamar pessoas para virem à Sertã”.

- Publicidade -

Em Lisboa, referiu o presidente da autarquia, os pinheiros da Sertã vão estar em ruas com comércio de alguma dimensão e também em cafés e restaurantes onde as pessoas podem ver a exposição do pinheiro da Sertã e também podem adquiri-los.

Também em várias entidades e organismos públicos da região de Coimbra foram recentemente distribuídos pinheiros naturais da Sertã, originários do desbaste da floresta.

Atividades para miúdos e graúdos

SertaTPNatal2015Entre as atividades programadas para animar a época natalícia na Sertã, destaque para o Espaço Lego (8 a 31 de dezembro) e a Casa do Pai Natal (19 a 23 de dezembro), o Mercado dos “Produtos da Terra do Pinheiro de Natal” (Alameda da Carvalha), Presépio (de 8 de dezembro a 6 de janeiro na Praça da República), Feira do Livro de Natal (Biblioteca Municipal), Noite no Comércio Tradicional, Concursos, Oficinas Criativas, teatro, cinema e concertos.

A sessão de abertura das atividades teve lugar a 18 de dezembro, na Casa da Cultura da Sertã, ao que se seguiu um concerto com alunos do Conservatório de Música de Coimbra.

Desde sábado e até 23 de dezembro, entre as 14h e as 19h, decorrerá o Mercado dos “Produtos da Terra do Pinheiro de Natal”, na Alameda da Carvalha, onde os visitantes poderão encontrar os produtores locais a vender os produtos naturais e tradicionais do concelho. O Espaço Lego e a Casa do Pai Natal estarão patentes na Escola da Carvalha, o Presépio e o Pinheiro de Natal poderão ser encontrados na Praça da República e a Feira do Livro de Natal decorrerá na Biblioteca Municipal.

Concursos

Até 31 de dezembro realiza-se o Concurso “Natal no Comércio Tradicional”, promovido pela Aproser – Associação de Produtores do Concelho da Sertã, em parceria com a Câmara Municipal da Sertã e a Inser (Incubadora da Sertã). Este concurso abrange 190 lojistas e tem como principais objetivos dinamizar e revitalizar o comércio tradicional do concelho da Sertã e dirige-se a todos os residentes em Portugal que façam compras no comércio tradicional do concelho em que por cada compra no valor de 20 euros, é entregue um cupão de participação, que deverá ser devidamente preenchido, carimbado e depositado no recipiente próprio para o efeito na Casa da Cultura da Sertã. Por cada compra será atribuído o máximo de 10 cupões.

O sorteio realiza-se a 6 de janeiro de 2016, na Casa da Cultura da Sertã, a partir das 11h, onde serão sorteados os seguintes prémios: 1º. Prémio – dez vouchers de 25 euros, perfazendo um total de 250 euros; 2º. Prémio – seis vouchers de 25 euros, num total de 150 euros; 3º. Prémio – quatro vouchers de 25 euros, perfazendo um total de 100 euros; 4º. Prémio – três vouchers de 25 euros, num total de 75 euros; e do 5º. ao 10.º Prémio – dois vouchers de 25 euros, perfazendo um total de 50 euros.

serta_.pinheiro de NatalAs atividades deste ano trazem também um concurso dirigido especificamente aos lojistas: “O Melhor Pinheiro de Natal do Comércio Tradicional da Sertã 2015” em que se pretende dinamizar o comércio tradicional, tornando-o mais apelativo durante a quadra natalícia, envolvendo o maior número possível de lojas de comércio tradicional. Só serão admitidos a concurso pinheiros distribuídos pela autarquia para aquele efeito específico.

No dia 23 de dezembro realiza-se a iniciativa “Noite no Comércio Tradicional” em que as lojas aderentes estarão abertas das 19h às 23h e haverá arruada de concertinas.

O investimento camarário para as atividades de Natal é de cerca de 14 mil euros, sendo que a sonorização de Natal representa um investimento de cerca de 1500 euros e a iluminação cerca de 10 mil euros, a que se juntam 2.200 para a Aproser poder adquirir os vouchers que vão ser entregues pelo comércio tradicional.

Programa completo:

De 8 a 31 de dezembro

Espaço Lego | Casa do Pai Natal, Escola da Carvalha

 

De 19 a 23, das 14h às 19 h

Mercado de Natal (Produtos da Terra), Alameda da Carvalha

Presépio, Praça da República

 

Dia 20

14h – Grupo de Animação Seca Adegas, recinto da Feira de Natal, Alameda da Carvalha

14h30 – 18h – Oficina Criativa de Natal e Hora do Conto (crianças a partir de 5 anos), Feira do Livro de Natal. Oferta de chá e sonhos, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

15h – Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, Igreja Matriz da Sertã

Coro Paroquial da Sertã

Coro infanto-Juvenil da Paróquia da Sertã

16h – Tocata do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, recinto da Feira de Natal, Alameda da Carvalha

17h – Tocata do Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim, recinto da Feira de Natal, Alameda da Carvalha

17h – Concerto Filarmónica Aurora Pedroguense e Grupo Coral e Juvenil da Paróquia de Pedrógão Pequeno, Igreja Matriz de Pedrógão Pequeno

18h – Big Band da Filarmónica União Sertaginense, Casa da Cultura

Dia 21

10h – Cinema – Os Mínimos – Casa da Cultura

15h – Oficina criativa: “O que é o Natal?”, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

21h – Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense e Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube, Igreja Matriz da Sertã

Dia 22

15h30 – Teatro para toda a família: “O Natal do Capitão Gancho” Casa da Cultura

18h30 – Grupo de Concertinas da Sertã, recinto da Feira de Natal, Alameda da Carvalha

Dia 23

14h30 – Oficina “Natal em feltro” dinamizada pela Academia Sénior da Sertã, Biblioteca Municipal

17h30 – Apresentação de livro e Workshop “Sumos Detox”, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

19h – Grupo Instrumental do Centro Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

19h – 23h – Noite no Comércio Tradicional, com arruada de concertinas

19h30 – 00h – Feira do Livro de Natal, oferta de chá e bolinhos, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome