De acordo com a lei, as Câmara Municipais são obrigadas a realizar pelo menos uma reunião pública por mês em que os cidadãos podem intervir. No entanto, devido à crise pandémica que estamos a atravessar, o Governo decidiu alargar até ao fim do ano o prazo “para a realização por meios de comunicação à distância das reuniões das autarquias locais e das entidades intermunicipais, procedendo à quinta alteração à Lei n° 1-A/2020, de 19 de março, que aprova medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS CoV-2 e a doença COVID-19”.
Aproveitando esta medida, a Câmara Municipal da Sertã decidiu alargar até ao dia 31 de dezembro de 2020 as reuniões privadas e públicas do Órgão Executivo que são realizadas por videoconferência, desde que começou a pandemia.
Os cidadãos que pretendam intervir nas reuniões têm de enviar a gravação da sua questão 48 horas antes da reunião pública (primeira de cada mês) por correio eletrónico para: s.a.org.municipais@cm-serta.pt.
Aos jornalistas, a autarquia disponibiliza a gravação sonora da reunião.
Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.