Dos 40 utentes do Lar Casa da Poesia em Cernache do Bonjardim, 35 continuam infetados com covid-19, havendo já a lamentar entre estes um óbito, revelou ao mediotejo.net Joaquim Filipe Patrício, presidente do Centro Social S. Nuno de Santa Maria, ele próprio confinado em sua casa, por também estar infetado.
A idosa infetada que faleceu tinha 98 anos e já estava bastante doente, com leucemia. Esta semana registaram-se mais dois óbitos no lar mas por outras razões e, por infortúnio, entre os únicos cinco utentes que não estavam infetados com o novo coronavírus.
Num balanço feito no sábado, dia 23, Joaquim Filipe Patrício considera nesta altura a situação “relativamente estável”. Isto porque começam a regressar ao trabalho algumas das 13 funcionárias que estavam infetadas, entre as 20 adstritas ao apoio direto aos idosos.
Ou seja, o lar chegou a funcionar com apenas sete funcionárias, menos de metade dos recursos humanos necessários. “É muito complicado”, lamenta o dirigente, que critica a falta de apoios externos de outras instituições que supostamente deveriam ajudar nesta fase, como a Cruz Vermelha ou a Segurança Social.
AUDIO | Presidente do Centro Social S. Nuno de Santa Maria, Joaquim Patrício
“Fomos resolvendo o problema da falta de pessoal e neste momento passamos a estar um pouco mais tranquilos em termos de trabalho”, refere o Presidente da instituição. Quanto aos utentes, “alguns melhoraram, mas com a covid nunca se sabe… agora está bem, mas daqui a três ou quatro horas pode complicar-se tudo”, alerta.
Joaquim Filipe Patrício prevê que os próximos dias sejam “de muita luta”, sendo a principal preocupação “dar a estabilidade emocional e clínica aos utentes, evitando que haja óbitos”.
Não se confirmaram os piores cenários na Misericórdia
Feitos os testes a todos os colaboradores do ATL da Santa Casa da Misericórdia da Sertã não se confirmaram mais casos de covid-19 além daqueles que foram identificados no início da semana. Testaram positivo até agora um professor, um voluntário e cinco crianças do ATL, segundo dados fornecidos pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia da Sertã, Tavares Fernandes, que temia um agravamento da pandemia.
AUDIO | Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Sertã, Tavares Fernandes
As valências infantis encerraram na sexta feira, dia 22, à semelhança do que aconteceu em todo o país, conforme determinação governamental.
Quanto à situação nos lares, o Provedor congratula-se por não haver casos até agora e enaltece o facto de já terem sido vacinados, nos dias 20 e 21, os 110 utentes e os 75 funcionários.
Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.