- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Sertã | Prémio Nobel da Paz visitou concelho

Foi uma visita particular da qual a comunicação social só teve conhecimento à posteriori. O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, visitou o concelho da Sertã entre os dias 22 e 24 de julho para recolher informações e aprofundar a investigação documental para um livro que está a escrever sobre os missionários de Timor-Leste.

- Publicidade -

Durante a visita, o antigo Bispo de Díli foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, que aproveitou a ocasião para apresentar cumprimentos e trocar algumas impressões com o Nobel da Paz de 1996.

José Farinha Nunes mostrou-se “muito honrado” com a visita ao concelho da Sertã de D. Ximenes Belo e revelou que o encontro entre os dois foi “bastante agradável e cordial”.

- Publicidade -

Acrescentou que a visita de D. Ximenes Belo revelou-se “extremamente profícua”, em virtude “dos inúmeros dados recolhidos”. José Farinha Nunes acredita que este livro é “importante para a região” e que tudo indica que o mesmo poderá ter uma das suas apresentações públicas no concelho da Sertã.

Refira-se que, no século XIX, chegaram a Timor vários sacerdotes formados no Colégio das Missões de Cernache do Bonjardim, como foi o caso de António Joaquim Medeiros (nomeado posteriormente vigário geral e superior das Missões de Timor), Carlos Ferreira Baptista, Francisco Pedro Gonçalves ou Manuel José Branco.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome