Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

À descoberta da Sertã: Praia Fluvial da Ribeira Grande, os prazeres do campo na cidade

O mediotejo.net sugere-lhe alguns locais onde pode ir a banhos na região do Médio Tejo para aguentar as temperaturas quentes típicas da época de verão. No concelho da Sertã, o destaque vai para a Praia Fluvial da Ribeira Grande, um espaço de grande beleza natural, situado dentro da Vila.

- Publicidade -

Localizada nas traseiras da Piscina Municipal da Sertã, a Praia Fluvial da Ribeira Grande tem como principal características ser um espaço que consegue aliar as paisagens e calmaria do campo, com o facto de estar situada no centro da vila, onde o visitante poderá usufruir de todas as ofertas urbanas.

Ali, estando dentro da Vila, ouve-se a natureza: as aves a cantar, a água a cair no açude, as árvores a abanar e, esporadicamente, o coaxar de algumas rãs.

- Publicidade -

Erguida nas margens da ribeira da Sertã, nesta praia fluvial os visitantes poderão encontrar um conjunto de equipamentos que irão garantir uns momentos em grande: parque de merendas, grelhadores, equipamentos de ginástica ao ar livre, um circuito (pedonal ou para bicicletas) possível de realizar até à zona da Carvalha, sempre junto à ribeira, para além de cadeiras e chapéus-de-sol.

As árvores de grande porte existentes no local permitem aos visitantes usufruir de grandes sombras.

Praia Fluvial da Sertã é uma "Praia Acessível", com rampas e uma cadeiras anfíbia que permitem o acesso à água por pessoas de mobilidade reduzida Foto: mediotejo.net
Praia Fluvial da Sertã é uma “Praia Acessível”, com rampas e uma cadeiras anfíbia que permitem o acesso à água por pessoas de mobilidade reduzida Foto: mediotejo.net

Esta é uma praia que dispõe de vigilância e é também uma “Praia Acessível”, ou seja, permite que pessoas de mobilidade reduzida possam também usufruir deste espaço de lazer que está equipado com rampas e tem uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com deficiências possam entrar na água.

A qualidade da água é considerada excelente e todas as análises, que são feitas periodicamente, estão afixadas no local para que tenham conhecimento dos valores que atestam a qualidade.

Para Cláudia André, vereadora da Câmara Municipal da Sertã responsável pelo pelouro do Turismo, a principal característica desta praia fluvial é o facto “de ser tão central e ser um local onde facilmente se chega porque estamos no centro da vila e temos restaurantes e bares por perto. Além disso, temos a conciliação da natureza e da calma, o encontro entre a natureza com a parte urbana, com os restaurantes e os bares aqui tão perto, é o ideal e aquilo que qualquer turista e visitante deseja ter”.

Na Praia Fluvial da Sertã, os visitantes têm à sua disposição diversos equipamentos de ginástica ao ar livre Foto: mediotejo.net
Na Praia Fluvial da Sertã, os visitantes têm à sua disposição diversos equipamentos de ginástica ao ar livre Foto: mediotejo.net

“O fundo é um fundo de ribeira, é mesmo natural, há algumas praias fluviais que são melhoradas do ponto de vista do fundo com um piso acimentado, mas esta não tem isso, é uma praia fluvial em que a única coisa que tem feita pelo homem é o açude que segura as águas e as estruturas de apoio à praia. O lodo é uma coisa natural, a água pode estar menos límpida mas a qualidade da água é excelente”, refere Cláudia André.

“É uma praia inimaginável, só cá vindo é que as pessoas vão conseguir perceber do que falamos, porque é de uma serenidade e de uma calma, com muitas sombras, onde muito pouco foi transformado, com relva/erva e por isso quem gosta de disfrutar da natureza ao mesmo tempo que tem aqui mesmo à mão o restaurante e o café e por isso esta é a praia certa para vir”, sublinha a vereadora responsável pelo pelouro do Turismo.

Outras opções

Mas no concelho da Sertã, a Praia Fluvial da Ribeira Grande não é a única opção para quem se quer refrescar.

A Praia Fluvial do Troviscal, situada a menos de dois quilómetros da sede desta freguesia, é outro dos locais aprazíveis onde a natureza envolvente é um ponto forte. Considerado como um dos segredos mas bem guardados do concelho da Sertã, este local tem como principais características as árvores imponentes, quedas de água e a ruralidade da paisagem que fazem com que este seja um local único.

Praia Fluvial da Ribeira Grande está situada nas traseiras das Piscina Municipal da Sertã Foto: mediotejo.net
Praia Fluvial da Ribeira Grande está situada nas traseiras das Piscina Municipal da Sertã Foto: mediotejo.net

Localizada em plena ribeira da Sertã, a Praia Fluvial do Troviscal dispõe de diversas infraestruturas como serviço de bar, sanitários com acesso facilitado a pessoas portadoras de deficiência, parque de merendas, com diversas mesas, bancos e churrasqueira, parque infantil e ainda a existência de uma zona fluvial de baixa profundidade.

Além das duas praias fluviais acima mencionadas, o concelho da Sertã tem outros locais aprazíveis e procurados no verão, como seja o caso do Trízio, na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, onde está localizado o Centro Náutico do Zêzere quer possui espaço de restauração, esplanada e ancoradouro; a Margem da Ribeira da Isna, na União de Freguesias de Ermida e Figueiredo; o Parque de Merendas da Santinha, também na União de Freguesias de Ermida e Figueiredo; e a zona balnear do Marmeleiro.

Ficam as sugestões. Bons mergulhos!

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome