Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Maio 11, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Nuno Caravela visitou biblioteca com o seu “Bando das Cavernas”

A Biblioteca Padre Manuel Antunes, da Sertã, encheu para receber um dos mais mediáticos escritores infantis da atualidade, que trouxe consigo Rocha Mota, Fernando Homo Sapiens ou Calhau Lopes. Nomes e apelidos que, à partida, podem soar estranhos aos menos iniciados mas para milhares de crianças portuguesas, que já mergulharam no imaginário criado pelo escritor Nuno Caravela na série «O Bando das Cavernas», estas personagens são familiares e facilmente identificáveis com Rosa Mota, Carlos Lopes ou Fernando Pessoa, respetivamente.

- Publicidade -

No segundo piso da biblioteca e com um cenário a rigor, onde não faltaram diversos adereços da Idade da Pedra, como um carro da época movido a ‘força de pés’, Nuno Caravela foi recebido entusiasticamente pelas quase oito dezenas de pessoas (entre adultos e crianças), que ali se deslocaram, pode ler-se em informação enviada pela autarquia.

O ambiente de época estava criado e para início de festa, um grupo de 12 crianças encenou excertos de dois dos seus livros, encarnando algumas das personagens, em verdadeiro espírito pré-histórico.

- Publicidade -

Nuno Caravela, que é atualmente o escritor português mais mediático junto do público infantil e com livros a somarem edições sucessivas, agradeceu a receção e falou sobre a sua obra, sintetizando o seu percurso literário e abordando os motivos que o inspiram para a criação destas e de outras histórias.

Os enredos verdadeiramente originais cruzam locais tão improváveis como o Aeródromo de Calhaus Rubros (Aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto) e personagens inesperadas como Ualte Dizz Nei (Walt Disney).

As crianças presentes mostraram-se muito interessadas e não deixaram de colocar diversas questões ao autor, que com os 20 volumes de «O Bando das Cavernas» já vendeu quase 300 mil exemplares, só em Portugal.

Esta série, criada em 2012, tem conquistado os mais novos e para breve estão na forja mais aventuras do bando, onde figuram personagens como o Tocha, Ruby, Menir, Kromeleque, Tzick ou o Sabre.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome