Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Nova Biblioteca Itinerante vai circular pelo concelho a partir de janeiro

A partir de 2019, o concelho da Sertã ganhará uma nova valência sociocultural: uma Biblioteca Itinerante. A Câmara Municipal, na pessoa do presidente José Farinha Nunes (PSD), recebeu pelos responsáveis da Fundação Calouste Gulbenkian a chave da viatura. A nova biblioteca móvel irá agora ser concluída, com pinturas exteriores e preenchida com livros e materiais que visam levar a cultura a todos, enquanto projeto de inclusão social.

- Publicidade -

A entrega da viatura decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no passado dia 11 de dezembro, na presença de José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Guilherme Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação. O apoio total atribuído é de 102 750 euros, “que serão aplicados na criação da Biblioteca Itinerante e no seu apetrechamento de material informático e multimédia”, lê-se em nota enviada à imprensa.

Recorde-se que esta cedência, conforme o mediotejo.net havia divulgado após a reunião de executivo pública de 6 de dezembro onde o autarca confirmou esta notícia, resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre a autarquia e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano.

- Publicidade -

Para José Farinha Nunes (PSD), “a Biblioteca Itinerante vem cumprir um desejo antigo da autarquia que, deste modo, permitirá levar a cultura mais longe, especialmente a pessoas que de outro modo não teriam acesso à mesma, contribuindo também como ferramenta de inclusão social”.

Segundo informação da Fundação Gulbenkian, esta viatura “acolherá outros serviços e valências, como um serviço de apoio à saúde que permitirá fazer rastreios periódicos de tensão arterial, glicemia e colesterol e um posto móvel do Balcão Único do Município, com atendimento, apoio ao preenchimento e entrega de formulários e requerimentos de serviços nas áreas da ação social, educação, proteção civil e saneamento. A carrinha permitirá ainda ter acesso à internet, fazer fotocópias e aceder a todos os serviços disponíveis numa caixa multibanco”.

O concelho da Sertã é composto por dez freguesias e cerca de 240 lugares, habitados por mais de 16 mil pessoas, cerca de 30% das quais com idade superior a 65 anos, frisa a mesma instituição.

O apoio “é proveniente do Fundo de Apoio às populações e à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios de 2017, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian”, termina a nota de imprensa.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here