- Publicidade -

Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Sertã | Município cria Hemeroteca Digital com repositório de 150 anos da imprensa local

Apresentada como “verdadeiro repositório online de toda a imprensa periódica publicada nos últimos 150 anos no concelho da Sertã”, a Hemeroteca Digital do Concelho vai ser oficialmente lançada no próximo dia 9 de maio, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.

- Publicidade -

Através deste novo portal, que estará disponível através de um portal na Internet, concebido expressamente para o efeito, passa a ficar à disposição de todos os interessados “um impressionante acervo digital, constituído por jornais locais, bem como um conjunto de ferramentas inovadoras que permitem a pesquisa e consulta das diferentes edições”, explica o Município em nota de imprensa.

Adianta a autarquia que “será ainda possível aceder a cópias digitais em alta qualidade de cada um dos títulos disponíveis”.

- Publicidade -

O projeto encontra-se dividido em várias fases de implementação, sendo que nesta fase inicial foram inseridos alguns dos títulos mais antigos publicados no concelho, incluindo do último quartel do século XIX, bem como números icónicos de jornais entretanto desaparecidos, como o Correio da Sertã, Echo da Beira ou Certaginense”. Em destaque estarão também os primeiros números em circulação do jornal A Comarca da Sertã, que ainda hoje se publica.

A autarquia anuncia que, nas fases seguintes, serão inseridos mais títulos e jornais, cujo tratamento e digitalização ainda decorre.

No dia 9 a transmissão é feita em direto através do Facebook do Município da Sertã, devido às restrições atualmente em vigor.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome