Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Município assinala Dia Mundial da Alimentação com diversas atividades

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, a Câmara da Sertã está a desenvolver diversas atividades por uma nutricionista, desde o dia 8 e até ao dia 17 de outubro. Integrado nas atividades do Projeto Bússola, o projeto de intervenção e prevenção é desenvolvido numa parceria entre o Município e o Agrupamento de Escolas da Sertã, e engloba as crianças da educação pré-escolar e do 1.ºCiclo do Ensino Básico daquele agrupamento.

- Publicidade -

Os cuidados com a alimentação não se ficam pela celebração da efeméride. O Município da Sertã volta a apoiar o Regime de Fruta Escolar, programa que promove a distribuição de fruta e legumes (tomate e cenoura) junto da população escolar mais jovem, duas vezes por semana.

Nos anos anteriores, o programa era aplicado apenas aos alunos do primeiro ciclo, tendo agora sido estendido às crianças da educação pré-escolar e durante um maior número de semanas, “sendo os custos suportados pelo Município”, refere comunicado enviado à Comunicação Social.

- Publicidade -

Assim, estão abrangidos por este regime 404 alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e 122 crianças da Educação Pré-Escolar. Deste modo, às terças e quintas-feiras, o lanche das crianças e alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã será mais completo, pois dele fará parte pelo menos uma peça de fruta (laranja, maçã, uvas, ameixas, entre outras variedades) ou legume (tomate ou cenoura). O objetivo é que este tipo de lanche seja visto como natural e essencial pelos mais jovens, mas também pelos seus pais e restantes familiares.

“O apoio deste tipo de programa reflecte a preocupação constante do Município da Sertã com a saúde e bem-estar das crianças e a convicção de que o consumo de fruta e legumes é essencial para todos”, lê-se no documento enviado.

O Regime de Fruta Escolar não se esgota na distribuição de peças de fruta e legumes. A iniciativa passa também pela realização de atividades variadas, de caráter lúdico-pedagógico, desenvolvidas por cada educador/professor, integradas no programa educativo, com o intuito de sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância de seguir uma alimentação responsável e promotora da saúde e bem-estar geral.

Para além do Regime de Fruta Escolar, o Município da Sertã associa-se a outras iniciativas do mesmo género, como é o caso do projecto Heróis da Fruta e ações desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.

O Projeto Heróis da Fruta – lanche escolar saudável tem como ponto essencial incentivar o consumo diário de lanches escolares equilibrados, estando este ano associado ao desafio de melhorar os hábitos de saúde oral junto dos alunos e encarregados de educação.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome