Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

SERTÃ: Mais de mil na Festa da Terceira Idade

O município da Sertã comemorou o Dia Internacional do Idoso numa iniciativa que reuniu mais de mil participantes oriundos de diversos pontos do concelho na Alameda da Carvalha, bem no coração vila.

- Publicidade -

A missa, às 11 horas, deu início ao programa de atividades que se estendeu até ao final da tarde. Após a missa foram entregues lembranças aos casais que durante o ano 2015 comemoraram 50 anos de casamento (bodas de ouro). Seguiu-se o almoço-convívio onde foram servidas as iguarias gastronómicas da região, maranho e bucho recheado, após o qual foram distribuídas as lembranças aos participantes. Durante a tarde, as equipas da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde da Sertã e dos Bombeiros Voluntários da Sertã realizaram diversos rastreios clínicos.

SERTÃ1A meio da tarde os professores da Ginástica Sénior subiram ao palco e, ao som de hits nacionais, encorajaram os presentes a exercitar-se para combater o sedentarismo, mostrando um pouco do que são as aulas de Ginástica Sénior que se realizam nas freguesias e associações aderentes.

- Publicidade -

SERTÃ2A ginástica deu o mote para o momento musical que se seguiu: José Cláudio, Catarina Brilha e alunos da Escola de Acordeão da Sertã tocaram alguns temas da Música Popular Portuguesa, que os idosos aproveitaram para improvisar um bailarico. Para além da dança, da ginástica, da missa e dos rastreios, a comemoração do Dia do Idoso proporciona momentos de pura convivência, estreitando laços e fomentando a inclusão.

Esta comemoração “pretende lembrar as questões relacionadas com a terceira idade, chamando à atenção para as suas necessidades, anseios e soluções para que a vida se torne mais dinâmica e confortável”, referiu José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

SERTÃ3Durante todo o dia esteve exposta pela primeira vez a manta composta por 130 quadrados tricotados pelas IPSS do concelho e pelos alunos da Academia Sénior da Sertã. A manta foi elaborada no âmbito da campanha de sensibilização “Tricota esta ideia” desenvolvida a nível nacional com o objetivo de chamar a atenção para os direitos dos idosos.

A Comemoração do Dia Internacional do Idoso resulta da parceria entre o Município da Sertã, Juntas de Freguesia, IPSS locais, Bombeiros Voluntários da Sertã, Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, Paróquias, Centro de Saúde da Sertã, Agrupamento 170 do Corpo Nacional de Escutas – Sertã e Agrupamento 721 do Corpo Nacional de Escutas – Cernache do Bonjardim.

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here