Pelo terceiro ano, a Câmara Municipal da Sertã candidatou escolas do concelho ao projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. Trata-se de uma iniciativa promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, considerada a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde de âmbito nacional com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil.
O município da Sertã aderiu a esta iniciativa tornando-se “Autarquia Parceira” da 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, tendo inscrito 103 alunos do concelho: 46 alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã (26 alunos da Escola Básica do Castelo e 20 alunos da Escola Básica da Cumeada) e 57 crianças do Jardim de Infância do Centro Social São Nuno de Santa Maria.
Citado numa nota de imprensa enviada pela autarquia, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera que “a implementação de iniciativas deste género, possibilita uma progressiva melhoria da qualidade de vida das crianças, neste caso no que diz respeito à saúde, ao mesmo tempo que as dotam de mecanismos que as tornarão em adultos responsáveis e conscientes da importância das suas ações”.
A adesão à iniciativa “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, pelo terceiro ano consecutivo, surge como complemento ao programa Regime de Fruta Escolar desenvolvido pela Câmara Municipal da Sertã nos estabelecimentos do 1.º ciclo do ensino básico: duas vezes por semana é oferecida a cada aluno uma peça de fruta ou legume (tomate ou cenoura) ao lanche.
Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças afetadas por esta epidemia mundial: uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso. A edição deste ano é dedicada ao tema “Festas saudáveis”, com o objetivo de incentivar alunos e encarregados de educação a tornar os dias de festa mais saudáveis. Para além dos prémios entregues aos vencedores do “Hino da Fruta”, mais de 80 escolas irão receber visitas de nutricionistas e outros técnicos das entidades parceiras do projeto através da dinamização de workshops e aulas divertidas para as crianças.