Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Livro sobre Nuno Álvares Pereira apresentado em Cernache do Bonjardim

A obra “Nuno Álvares Pereira – Guerreiro, Senhor Feudal, Santo: Os três Rostos do Condestável”, da autoria do historiador João Gouveia Monteiro, foi apresentada no Auditório José Matias Correia, no edifício da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim.

- Publicidade -

Baseada num estudo de cerca de 374 páginas desenvolvido pelo autor e docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde fora apresentada a primeira edição em novembro de 2017, pretende focar as três vertentes da vida do Santo Condestável, cuja naturalidade se tem afirmado na vila de Cernache do Bonjardim.

“A sua carreira militar começa em 1381, com a terceira guerra fernandina contra Castela, e termina com a aventura de Ceuta, em 1415. Considerado um génio militar, conta com grandes vitórias no seu currículo: Atoleiros, Aljubarrota e Valverde. Como senhor feudal, fronteiro do Alentejo, Condestável, mordomo-mor do rei D. João I e triplo conde, acumula um património fundiário invejável e afirma-se como um ator político fundamental, numa altura decisiva da nossa história. Como religioso, devoto mariano e donato carmelita, foi o fundador do mosteiro do Carmo, onde viveu os seus últimos anos e veio a falecer em 1431, tendo sido canonizado em 2009”, pode ler-se na sinopse desta obra.

- Publicidade -

 

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome