Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

Sertã | Jovem socialista teve vitória histórica em Cernache e promete transformar a freguesia

A surpreendente vitória do PS num território tradicionalmente “laranja”, como era a Sertã, baralhou as contas e criou um novo cenário político. Foi na segunda freguesia mais importante, depois da sede do concelho, Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, onde a reviravolta política foi mais retumbante.

- Publicidade -

Ali, o PS conquistou 63,87 % do eleitorado (1.319 votos), enquanto o PSD se ficou pelos 27,51 % (568 votos). Traduzindo por mandatos, o PS garante a maioria com 5 lugares enquanto o PSD tem quatro. Há quatro anos, a lista encabeçada por Filomena Bernardo (PSD) obteve 52,32 % e a do PS, 37,20 %.

Traduzindo uma vontade de mudança nos destinos da freguesia, a nova presidente da Junta é Maria João Ribeiro, de 27 anos, com formação em Serviço Social e presidente do grupo de jovens da Paróquia de Cernache do Bonjardim e membro da Juventude Mariana Vicentina.

- Publicidade -

Trata-se de uma jovem que afirma conhecer as potencialidades e riquezas da terra onde cresceu, mas que “tristemente” vê “subaproveitadas e desvalorizadas”.

“Quero fazer de Cernache do Bonjardim um lugar para onde todos aqueles que saíram em busca de melhores condições de vida, quer sejam estudantes, profissionais ou famílias, possam regressar e construir vida. Desta vez, numa terra economicamente e culturalmente dinâmica e sustentável, com condições de trabalho e qualidade de vida. Uma terra em que o espaço público é cuidado e embelezado e em que todos teremos orgulho e prazer de viver”, proclama a futura Presidente da Junta.

Maria João Ribeiro acredita que a sua equipa “pode trazer um projeto bem mais ambicioso” para a terra de S. Nuno de Santa Maria.

Foi com uma frase atribuída a Charlie Chaplin que a Presidente de Junta cessante e candidata derrotada, Filomena Bernardo, comentou o resultado eleitoral e o fim do seu mandato: “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.”

Empate na Assembleia Municipal com o Chega a fazer de fiel da balança

Os resultados das eleições autárquicas do dia 26 de setembro, em relação à Assembleia Municipal da Sertã, ditaram um resultado no mínimo curioso: o PS elegeu tantos deputados municipais e presidentes de junta (10+5) como o PSD. Este empate técnico tem no único deputado eleito pelo Chega uma espécie de fiel da balança nas futuras votações no órgão fiscalizador.

O PS venceu nas freguesias de Pedrógão Pequeno, Várzea dos Cavaleiros, Cabeçudo, Carvalhal e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (estas três últimas “roubadas” ao PSD).

O PSD manteve as freguesias de Castelo, Sertã, Troviscal, União das freguesias de Cumeada e Marmeleiro e União das freguesias de Ermida e Figueiredo.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome