Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã: Índice de Transparência Municipal debatido na reunião de Câmara

O 246º lugar ocupado pela autarquia da Sertã no Índice de Transparência Municipal esteve em discussão durante a última reunião do executivo camarário que decorreu esta quarta-feira, dia 23.

- Publicidade -

O assunto começou por ser referido na intervenção do vereador Jorge Coluna (PSD) que salientou que o Índice de Transparência Municipal “se prende com o site da autarquia”, lamentando que o site ainda se encontre em remodelação e que “já deveria de estar a funcionar para poder disponibilizar toda a informação solicitada para o Índice de Transparência Municipal”.

O presidente da autarquia, José Farinha Nunes (PSD), reconheceu que a autarquia “tem de investir no site” e que “está também a investir na modernização administrativa, com aquisição de software”. O autarca salientou que é intenção da Câmara Municipal apostar no site da autarquia e que, para isso, “vamos fazer várias candidaturas em 2016 para ultrapassar esta questão da transparência municipal que não temos razão nenhuma para não a ter”.

- Publicidade -

Na sua intervenção, Vítor Cavalheiro, vereador PS, salientou que o município da Sertã é o pior posicionado na região do Médio Tejo, estando no 246º lugar no ranking, e que “estes valores vêm confirmar aquilo que os vereadores do PS tem dito nos últimos seis anos sobre a não disponibilização de informação”.

“Em 308 municípios só temos 52 menos transparentes do que nós”, salientou Vítor Cavalheiro (PS).

Ao nível da contratação, “não há informação no site”, referiu Vítor Cavalheiro (PS) questionando o presidente se tem alguma coisa a esconder ao que foi respondido por José Farinha Nunes que “não tem nada a esconder e que a informação não está no site porque não há tempo para a colocar lá”.

José Farinha Nunes salientou que “já foram feitas alterações informáticas que permitiram aumentar a posição no ranking do Índice de Transparência Municipal” e acredita que em 2016 “vamos subir muito” nesse mesmo ranking.

reuniao cmserta_publico
Fernando Pereira, durante o período dedicado à intervenção do público, abordou a questão do Índice de Transparência Municipal

No período destinado à intervenção do público, o munícipe Fernando Pereira, ex-vereador do PS na Câmara da Sertã, tomou a palavra sobre o Índice de Transparência Municipal e referiu que “gostaria que o site da autarquia pudesse apresentar o mapa de execução orçamental, os investimentos por freguesia e as alterações orçamentais e o mapa de fluxo de taxa porque são documentos que fazem a população perceber como estão as finanças da Câmara”.

José Farinha Nunes respondeu que na parte financeira “é onde a autarquia tem mais pontuação no Índice de Transparência” e reiterou que o site da Câmara vai ser remodelado e que no próximo ano o município da Sertã subirá muito neste ranking.

O Índice de Transparência Municipal é medido pela TIAC – Transparência e Integridade Associação Cívica, representante em Portugal da rede global anticorrupção Transparência Internacional, uma ONG sem fins lucrativos que tem como missão combater a corrupção.

O Índice de Transparência Municipal analisa as páginas de internet dos municípios portugueses, baseando a sua observação em 76 indicadores, agrupados em sete dimensões de transparência: Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município; Planos e Planeamento; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Transparência na Contratação Pública; Transparência Económico-financeira; Transparência na área do Urbanismo.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome