A Filarmónica União Sertaginense, da Sertã, comemora o seu 186.º aniversário ao longo deste mês de dezembro. O programa das comemorações teve início no dia 1, estendendo-se aos dias 5, 8 e 18 de dezembro. Um dos pontos altos das celebrações tem lugar esta segunda-feira, às 14h30, na Casa da Cultura da Sertã, ocasião em que será feito o lançamento do livro “Filarmónica União Sertaginense – Reportório de História”. A ocasião conta com a presença de Luís Filipe Mendes, Ministro da Cultura. Será também inaugurada a exposição “Filarmónica União Sertaginense – 186 anos de histórias”.
Fundada a 1 de dezembro de 1830, a Filarmónica União Sertaginense é uma coletividade essencialmente vocacionada para o ensino e divulgação da música, que ao longo da sua existência tem estabelecido uma perfeita simbiose entre sucessivas gerações. A exposição retrata a história desta coletividade que se assume, atualmente, como uma das maiores e mais expressivas associações culturais do concelho, fruto da grande persistência dos seus dirigentes, da incondicional dedicação dos seus executantes e da grande generosidade dos seus associados.
No dia 18 de dezembro, realiza-se o Concerto de Aniversário com a Orquestra de Sopros da FUS e a Homenagem a ex-dirigentes e ex-músicos.
Programa
5 de dezembro
14h30 – Apresentação do Livro – “Filarmónica União Sertaginense – Reportório de História”. Com presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes
Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.