Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Eurodeputado do BE avalia histórico de poluição na Ribeira Grande

Aproveitando a deslocação à Sertã no dia de apresentação de candidatos às eleições autárquicas, dia 2, o eurodeputado do Bloco de Esquerda, José Gusmão, foi conhecer de perto a Ribeira Grande para avaliar o histórico de poluição deste curso de água. 

- Publicidade -

O BE tem denunciado aquilo que considera serem “episódios graves de poluição” de que tem sido alvo, nos últimos anos, a Ribeira Grande.

Uma das últimas denúncias foi feita em março de 2020, tendo o BE apresentado uma pergunta escrita ao Governo através do seu Grupo Parlamentar. A resposta por parte do Ministério do Ambiente foi dada um ano depois, em maio de 2021, e confirmava que “as redes unitárias são um dos problemas detetados e que potenciam a contaminação das linhas de água, dado a existência de redes unitárias na sede do concelho”. 

- Publicidade -

Já antes, em 2018, a mesma força política tinha alertado as entidades competentes para “uma situação completamente insustentável” na Ribeira Grande e na Ribeira Pequena. Ambas atravessam o centro da vila da Sertã, e nelas foram detetadas descargas poluentes com espuma e que deixou a água com uma cor acastanhada. 

“O Bloco lutará incansavelmente pela salvaguarda do património comum, o ambiente e os cursos de água, denunciando quando for necessário episódios de poluição na região e no concelho da Sertã”, anuncia em comunicado.

No final da visita, José Gusmão anunciou que iria avançar com uma pergunta à Comissão Europeia sobre este assunto. 

Na visita à Ribeira Grande, junto à Alameda a Carvalha, o eurodeputado fez-se acompanhar pelo candidato do BE à Câmara, António Manuel Coelho, e pelo cabeça de lista à Assembleia Municipal, Nuno Costa.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome