Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã: Está aí o Balcão Sertã 3G

A equipa do CLDS 3G – Balcão Sertã 3G já arrancou com a sua atividade no terreno, no início deste mês de janeiro. São 40 as ações a desenvolver nos próximos 3 anos de apoio à população, entre as quais se destaca a viatura móvel de cultura e saúde, formações na área do emprego e serviço de teleassistência para idosos em isolamento.

- Publicidade -

Como já acontece em outros municípios do Médio Tejo, como Vila de Rei, Sardoal, Ourém ou Abrantes, o concelho da Sertã também vai disponibilizar à população todos os serviços previstos no âmbito do CLDS 3G, um contrato local de desenvolvimento social que tem como objetivo promover a inclusão social dos cidadãos e que será gerido pelo Centro de Assistência Social da Freguesia do Troviscal.

O trabalho da equipa do CLDS 3G na Sertã iniciou no passado dia 4 de janeiro e vai prolongar-se pelos próximos 36 meses, até 31 de dezembro de 2018, tendo como objetivo “implementar uma estratégia de combate contra o desemprego, abandono escolar, exclusão social, solidão e isolamento”, refere Isabel Costa, coordenadora do projeto na Sertã.

- Publicidade -

Mas no que é que consiste o CLDS 3G? É um Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, com um cariz social, financiado por verbas do Fundo Social Europeu, e que tem como finalidade ajudar os cidadãos, seja ao nível da formação, qualificação e emprego, seja nas questões familiares e de apoio à educação, seja ainda no apoio às associações e instituições concelhias nas áreas que mais necessitarem.

Este projeto tem 3 áreas de intervenção: o Eixo 1 é dedicado ao emprego, formação e qualificação; o Eixo 2 é o da intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; e o Eixo 3 é o referente à capacitação da comunidade e das instituições.

Segundo explicou ao médiotejo.net Isabel Costa, coordenadora do Balcão Sertã 3G, assim se designa o CLDS 3G neste concelho, “a equipa, ao longo dos 36 meses, tem a desenvolver 40 ações” nas diferentes áreas de intervenção do projeto. Na área de intervenção relacionada com o emprego e qualificação, O Balcão Sertã 3G vai desenvolver ações de consultadoria em empreendedorismo; formações para o incentivo na procura ativa de emprego; bem como ações de promoção do território; realizar um concurso de ideias empreendedoras junto dos alunos e desenvolver ações de aprendizagem de língua portuguesa para imigrantes, enumerou Isabel Costa.

Por outro lado, na área da intervenção familiar e parental, o Balcão Sertã 3G vai reorganizar o banco local de voluntariado e “vamos possibilitar o serviço de teleassistência para idosos em situação de isolamento social”, referiu Isabel Costa. Neste Eixo 2, entre outras ações, está prevista a realização de cursos de socorrismo geriátrico, cujas datas serão divulgadas oportunamente.

A atividade da equipa do CLDS 3G da Sertã vai focar-se também no apoio às associações e instituições concelhias com a criação de um Balcão de Apoio onde as entidades poderão esclarecer dúvidas e ter apoios na elaboração de candidaturas a diversos programas. Neste Eixo 3 de intervenção, refere Isabel Costa, “vamos ter uma viatura móvel de cultura e saúde e pretende-se ainda a dinamização de artes tradicionais, através de representações vivas”.

Benefícios para a população

Sobre os benefícios deste projeto para a população do concelho da Sertã, Isabel Costa afirma que “as nossas ações vão de encontro às necessidades diagnosticadas no concelho: combater a pobreza e a exclusão social, contribuir para a capacitação do território e respetivos atores locais, inserção profissional no concelho da Sertã, através do aumento de competências pessoais, sociais e parentais das famílias, da construção de respostas locais alargadas e da criação/revitalização de associações”.

serta_logo_cldserta_corPara já, este projeto conta com duas entidades parceiras: o Instituto Profissional da Sertã e o Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã.

A equipa do Balcão Sertã 3G é constituída por três técnicos: Isabel Costa, coordenadora do projeto, licenciada em Serviço Social; António Gaspar, licenciado em Animação Sociocultural; e Cátia Ferreira, licenciada em Ciências da Comunicação.

O Balcão Sertã 3G está a funcionar na antiga Escola Primária da Abegoaria, na Sertã, numa sala facultada pela autarquia local, estando aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Os interessados, podem ainda utilizar os seguintes contactos: através do telefone 274 600 309 ou do email clds3gserta@gmail.com .

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here