Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 14, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Dominado incêndio em Cernache que chegou a ser combatido por oito meios aéreos

O incêndio rural que deflagrou durante a tarde de hoje na Sertã foi dominado pelas 20:50, disse à agência Lusa o comandante do Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, Paulo Mariano.

- Publicidade -

Contactado pela Lusa, Paulo Mariano referiu que “o incêndio está dominado” e que agora estão “a iniciar-se as operações de consolidação e rescaldo”. As duas frentes que estavam a ser combatidas estão dominadas, confirmou o comandante daquela corporação.

Durante o combate nunca houve povoações em perigo ou habitações em risco, acrescentou Paulo Mariano.

- Publicidade -

Esta informação foi corroborada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Pelas 20:25, a presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Filomena Bernardo, já tinha confirmado o domínio de uma das frentes. Filomena Bernardo acrescentou que “os reforços aéreos aliviaram bastante” o combate às chamas.

Às 21:21 ainda estavam no terreno 170 operacionais, apoiados por 52 veículos, de acordo com a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O incêndio chegou a ser combatido por oito meios aéreos durante a tarde e o alerta para a Proteção Civil foi dado às 15:45.

Quatro horas de combate às chamas no primeiro grande incêndio do ano

Mais de quatro horas depois de deflagrar, o incêndio da Mendeira, arredores de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, entrou em fase de resolução cerca das 20:50. As chamas eclodiram por volta das 15:45 desta terça feira, dia 8, e ganhou tal proporção que chegou a mobilizar cerca de 200 bombeiros, mais de 50 viaturas e oito meios aéreos. O fumo era visível a dezenas de quilómetros de distância.

O forte dispositivo conseguir controlar as chamas num terreno de difícil acesso onde predomina o pinhal e o eucaliptal. 

Incêndio deflagrou na Serra da Mendeira. Foto: DR

17:00 – Está a lavrar desde as 15:45 desta terça feira, dia 8, um incêndio de grandes proporções na localidade de Mendeira, arredores de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã. Cerca das 17:00 estavam no terreno 180 operacionais apoiados por 46 viaturas e oito meios aéreos.

Segundo a presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Filomena Bernardo, em declarações ao mediotejo.net, cerca das 17:00, “a situação é crítica”, de acordo com informações recolhidas pela autarca junto do comandante dos bombeiros locais, Paulo Mariano.

Perante o agravar a situação, a corporação solicitou reforços, quer de meios terrestres, quer de meios aéreos. A presidente da Junta, que se deslocava para o teatro das operações, adiantou que está a arder uma pilha de madeira, pinhal e eucaliptal.

Nesta altura e segundo Filomena Bernardo, “não há casas em risco”.

c/LUSA

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome