Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã/Incêndios | IC8 reaberto mas chamas na Sertã e Covilhã mantêm EN343 encerrada (em atualização)

ATUALIZAÇÃO às 15h15: O fogo ainda está incontrolável. É combatido por 600 homens, apoiados por 190 meios terrestres e 12 meios aéreos

- Publicidade -

ATUALIZAÇÃO ÀS 09:00: A circulação no IC8 na zona da Sertã já foi reaberta, depois de ter estado cortada durante a noite devido aos incêndios de grandes dimensões no distrito de Castelo Branco, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Dois incêndios de grandes dimensões lavram ainda no distrito de Castelo Branco, um na Sertã e outro na Covilhã, mobilizando quase 900 operacionais no combate às chamas e cerca de 300 viaturas, segundo página da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

- Publicidade -

O incêndio na Sertã, que deflagrou na sexta-feira pelas 17:35 num povoamento florestal do Carvalhal, mobilizava 546 operacionais e 175 meios terrestres. Já o fogo na Covilhã, que teve origem num reacendimento pelas 15:45 de sexta-feira, estava a ser combatido por 350 operacionais, apoiados por 106 veículos.

Na noite de sexta-feira, estes dois incêndios de grandes dimensões obrigaram ao corte do Itinerário Complementar 8 (IC8), que faz a ligação entre a autoestrada A17 junto ao Outeiro do Louriçal (Pombal) e a A23 perto de Vila Velha do Ródão, nos dois sentidos entre os quilómetros 94 e 97, na localidade de Carvalhal, Sertã.

De acordo com fonte da GNR, o trânsito no IC8 já foi reaberto, mas permanece interditado na EN343. Este fogo já obrigou ao corte das estradas EN238 e EN2, onde a circulação foi retomada durante a madrugada de hoje


ATUALIZAÇÃO às 08h30:
No terreno encontram-se 550 homens, 175 meios terrestres e quatro meios aéreos. O incêndio tem uma frente ativa


ATUALIZAÇÃO às 00h37:
Combatem as chamas 487 operacionais apoiados por 156 meios terrestres. Incêndio continua ativo em uma frente. Vias Cortadas: EN02 Carvalhal; IC08 entre Km 94 e Km 101; EN 238 entre Sertã e Vale Porco

Dois incêndios de grandes dimensões lavram esta noite em Castelo Branco, nos concelhos da Sertã e da Covilhã, mobilizando 441 operacionais e 134 meios terrestres, e provocando o corte do Itinerário Complementar 8 (IC).

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo na Sertã lavrava em mato e mobilizava, pelas 21:15, 171 elementos, apoiados por 50 veículos.

Já as chamas na freguesia de Paul, Covilhã, lavram em mato com uma frente ativa e tiveram origem num reacendimento. Pela mesma hora, as chamas estavam a ser combatidas por 270 homens e 84 meios terrestres.

Segundo a GNR, o IC8 encontra-se cortado ao trânsito nos dois sentidos entre os quilómetros 94 e 97, na localidade de Carvalhal, Sertã.

Também a Estrada Nacional 2 se encontra encerrada nos dois sentidos na mesma zona.

*Com Lusa

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome