Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã: “Descobrindo a Arte” e “Mouras encantadas” para visitar até final deste mês

Até 30 de novembro, estará patente na Biblioteca Municipal a exposição de pintura “Descobrindo a Arte”, com trabalhos da jovem artista de 17 anos Catarina Martins, e na Casa da Cultura poderá ser visitada a mostra de bonecas ilustrativas de mouras encantadas, elaboradas por Sofia Pinto Correia.

- Publicidade -

Na exposição “Descobrindo a Arte”, pode ficar a conhecer diversos trabalhos de Catarina Martins, de 17 anos, elaborados recorrendo a diferentes técnicas e materiais como lápis de carvão e de cor sobre papel, óleo sobre tela, acrílico sobre tela, pastel seco sobre papel e técnica mista. Os temas das suas obras incidem em retatos, natureza viva, abstratos e paisagens.

Catarina Martins já fazia notar a sua tendência para a arte na infância tendo intensificado este gosto ao frequentar as aulas de pintura no Ateliê Túlio Victorino, em Cernache do Bonjardim, com a professora Inês Xavier. Agora, aos 17 anos, decide expor os seus trabalhos para que todos possam descobrir e apreciar a sua arte.

- Publicidade -

Esta exposição da jovem artista poderá ser vista na Biblioteca Municipal Padre Manuel, na Sertã, até ao final do mês de novembro, às segundas e sábados, das 10h30 às 18h, e de terça a sexta-feira, das 10h às 18h30. A entrada é livre.

Já na Casa da Cultura da Sertã, poderá visitar a exposição “Mourasencantadas”, da autoria de Sofia Pinto Correia, onde irá encontrar bonecas ilustrativas de mouras encantadas, totalmente confecionadas e pintadas pela artista. Nesta mostra poderá

Na exposição "Mourasencantadas", o visitante poderá apreciar um conjunto de bonecas elaboradas pela artista Sofia Pinto Correia
Na exposição “Mourasencantadas”, o visitante poderá apreciar um conjunto de bonecas elaboradas pela artista Sofia Pinto Correia

apreciar, entre outras, a Moura Serpente, a Moura Velha ou a Moura Princesa.

Sobre a exposição, a autora refere que se baseou nas antigas lendas portuguesas, povoadas de seres fantásticos, que contam histórias de mouras encantadas que se escondiam em grutas, penedos e fragas, ruínas e castelos, nos bosques profundos, nas nascentes ou nas pontes.

Sofia Pinto Correia nasceu em Lisboa, em 1968, e atualmente vive e trabalha na sua casa perto de Cascais. É licenciada em Marketing, pelo Instituto de Arte, Design e Empresa, de Lisboa, e ainda em Design de Moda. Na área da pintura, tem formação pela Sociedade Nacional de Belas Artes. De 1992 até à data realizou diversas exposições coletivas e individuais.

A exposição “Mourasencantadas” poderá ser apreciada na Casa da Cultura da Sertã até ao final do mês de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30. A entrada é livre.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome