Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã: Criada Comissão de Proteção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Sertã, criou a Comissão Municipal de Proteção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade que tem como objetivos “diminuir situações de isolamento e discriminação social da população idosa ou dependente do concelho da Sertã”.

- Publicidade -

De acordo com informação da autarquia da Sertã, esta nova estrutura tem como objetivo “detetar e acompanhar situações de violência doméstica a pessoas com mais de 21 anos, criar uma Base de Dados Única com a identificação dos idosos/pessoas dependentes do concelho, bem como de vítimas de violência e assegurar a criação e manutenção de uma rede de suporte social secundário, garantindo o adequado acompanhamento e sinalização de pessoas em situação de vulnerabilidade”.

A Comissão Municipal de Proteção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade (CMPPSV) tem como destinatários “os indivíduos, com mais de 21 anos, residentes no concelho, que se encontrem em situação de risco físico, social ou familiar, ou em contextos de violência ou negligência (quando não são capazes de satisfazer as suas próprias necessidades)”.

- Publicidade -

Esta estrutura é composta por representantes de várias entidades, nomeadamente, Município da Sertã, Centro de Saúde da Sertã – Unidade de Cuidados na Comunidade, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Segurança Social, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas Paroquial, Juntas de Freguesia, Rede Local de Intervenção Social, Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G – “Balcão Sertã 3G”, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Sertã e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim.

A autarquia da Sertã apela aos munícipes que, caso tenham conhecimento de alguma situação, a mesma deverá ser comunicada à CMPPSV pessoalmente, por via telefónica ou por escrito (via carta ou mail), em comunicação dirigida à Câmara Municipal da Sertã. A Comissão Municipal de Proteção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade da Sertã poderá ser contactada presencialmente na Câmara Municipal da Sertã, pelo 274 600 300 ou ainda pelo email cmppsv@cm-serta.pt.

“Com a premissa de assegurar uma melhor proteção e cuidados necessários a pessoas do concelho que se encontrem em situação de risco físico, social ou familiar, sujeitas a condições de violência ou negligência, a Comissão Municipal de Proteção da Pessoa em Situação de Vulnerabilidade da Sertã (CMPPSV) espera o contributo de todos”, refere a autarquia em comunicado de imprensa.

Mais informações nas Normas de Funcionamento da CMPPSV publicadas no site do Município da Sertã.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here