Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sertã | Concurso Nacional de Leitura apurou alunos da região para a final nacional

A fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura a nível da região do Médio Tejo decorreu nos dias 22 e 23 de abril na Sertã. Competiu à Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes coordenar toda esta fase cujas provas (escrita e oral) decorreram online, e na qual se apuraram oito alunos dos quatro ciclos de ensino para a final nacional do concurso, que decorrerá em Oeiras, a 5 de junho.

- Publicidade -

No dia 22 de abril aconteceu a prova escrita (em formato online), que contou com a participação de 106 alunos dos 11 municípios do Médio Tejo. Em cada um dos ciclos de ensino foram apurados cinco alunos para a prova oral, que teve lugar a 23 de abril, quando se assinalava o Dia Mundial do Livro.

Os 20 alunos cumpriram a prova oral (em formato online), tendo sido apurados para a final nacional os dois melhores de cada ciclo de ensino. No 1.º ciclo, os vencedores foram Francisco Gueifão de Brito (Escola Básica dos 2.º e 3.º e com Ensino Secundário de Mação) e Sara Ribeiro Rafael (Escola Básica de Vila Nova da Barquinha). Por seu lado, no 2.º ciclo, os apurados para final foram Ana Rita Salvado Claro (Escola Básica dos 2.º e 3.º e com Ensino Secundário de Mação) e Francisco Serra Ferraz (EB23 Conde de Ourém).

- Publicidade -

Lara Farinha Nunes (Escola Básica Padre António Lourenço Farinha – Sertã) e Leonor Reis Pereira (Escola Básica e Secundária de Ourém) foram as vencedoras no 3.º ciclo, enquanto Margarida Lopes Saramago e Saúl Filipe de Jesus Santos (ambos da Escola Básica dos 2.º e 3.º e com Ensino Secundário de Mação) garantiram a presença na final nacional na categoria relativa ao ensino secundário.

Todos os alunos participantes nesta fase intermunicipal receberam um certificado de participação, bem como livros e merchandising oferecido pelos 11 municípios representados. Já o Município da Sertã presenteou ainda os oito vencedores com um troféu e um cheque-prenda no valor de 50 euros destinado à aquisição de livros.

Em nota de imprensa, a autarquia da Sertã explica que o Concurso Nacional de Leitura, coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, “tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em quatro faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário)”.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome