- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
- Publicidade -

Sertã | Concelho adere a projeto pioneiro de reutilização de manuais escolares

O município da Sertã vai apostar no programa “Spin Sertã”, projeto que prevê a reutilização de manuais escolares do 5.º ao 12.º ano de escolaridade permitindo às famílias uma poupança até 80% nos livros escolares. A apresentação da ideia decorreu no Agrupamento de Escolas da Sertã e no edifício da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. A responsável pela implementação do programa é a Book in Loop, uma start-up tecnológica, incubada no Instituto Pedro Nunes e na Startup Lisboa, cujo objetivo é aplicar as ferramentas da sharing economy na Educação.

- Publicidade -

De acordo com o município, no concelho da Sertã os gastos com manuais ascendem anualmente a 300 mil euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a fatura das famílias na aquisição destes recursos didáticos, no início do ano letivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória.

Projeto pioneiro foi apresentado a 9 de março no Agrupamento de Escolas da Sertã Foto: CMS

- Publicidade -

A reutilização tem vindo a crescer na Sertã e por todo o país, fruto de iniciativas da sociedade civil, das autarquias e do governo, mas enfrentando sérias dificuldades. Desde a recorrente mudança de manuais, até à falta de mecanismos simples e cómodos para a troca de manuais, com os requisitos técnicos que os mesmos implicam (gestão de stocks, transportes e armazenagem), passando pela dificuldade de criação de um sistema objetivo de controlo de qualidade e de um incentivo para a entrega dos manuais.

É para ultrapassar estes obstáculos que a Câmara Municipal da Sertã lança o Programa SPIN Sertã, que permite aos munícipes recuperar 20% das despesas com manuais dos anos anteriores e poupar 60% do PVP nos manuais para o próximo ano.

Estará disponível em spinserta.pt uma plataforma web dedicada e uma aplicação móvel (iOS e Android) capaz de identificar os manuais através do reconhecimento do código de barras. O procedimento será muito simples: após registar os livros de que já não precisa, basta entregá-los devidamente identificados na escola.

Após avaliação e recuperação pela equipa SPIN estarão disponíveis para os outros alunos da Sertã, e a remuneração respetiva é depositada na sua conta bancária. Para mais informação os interessados deverão aceder a www.spinserta.pt .

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome